Descrição da Fotos
Autor
Texto da Matéria
Ao andar pela cidade é possível notar a presença de contentores de lixo a cada 100 metros espalhados pelas ruas. Estas caçambas fazem parte de um novo sistema de coleta de lixo implantado pela Prefeitura de Barueri.
Esse novo formato é feito sem contato humano com as embalagens de lixo, e são recolhidos três vezes por semana de forma mecânica, com exceção do centro da cidade onde a limpeza das lixeiras é feita todos os dias da semana.
O novo sistema começou a funcionar em dezembro de 2022, e hoje já são aproximadamente 1.800 contentores espalhados pelos bairros: Centro, Aldeia de Barueri, Bethaville, Jd. São Pedro, Jd. Belval, Boa Vista, Vila Porto, Vila Barros, Jd. dos Camargos, Jd. Tupanci, Jd. Esperança, Cruz Preta, Recanto Phrynéia, Jd. Califórnia, e em parte do Engenho Novo.
A Secretaria de Serviços Municipais, juntamente com o Prefeito Rubens Furlan tem analisado a troca do antigo sistema de coleta de lixo, que exigia um trabalho mais pesado e cansativo dos coletores, por esse novo formato que é muito mais higiênico.
A cada 30 dias o contentor é higienizado por um caminhão que acompanha o da coleta. O objeto é elevado até uma câmara fechada onde recebe fortes jatos pressurizados de água com enzimas vivas, que eliminam todos os resíduos e bactérias que possam causar mau cheiro.
Um dos benefícios do novo sistema é a possibilidade do munícipe descartar seu lixo a qualquer dia e horário sem se preocupar se animais de rua vão rasgar os sacos, se vai os resíduos vão atrair insetos, entre outros.
Diante da baixa degradação a prefeitura vai seguir implantando os contêineres que são chipados nos demais bairros da cidade, a intenção é que até o final de junho 10 mil unidades estejam a serviço da população.
Publicidade