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Não é de hoje que os moradores da cidade de Barueri sofrem com a precariedade dos serviços oferecidos pela Enel, mesmo com tarifas tão abusivas nas contas de energia não conseguem oferecer um serviço de qualidade. Porém a situação tem se agravado nos últimos meses, a fila na agência da cidade está cada dia maior, falta respeito com as pessoas que deveriam estar em filas preferências, e a reclamação dos usuários é sempre a mesma “Nunca resolvem os problemas que levamos”.
Tantas reclamações geraram uma manifestação pública pelas autoridades da cidade, que se mostram indignadas com a falta de transparência e predisposição em solucionar os problemas.
O vereador do PSDB Allan Miranda foi o autor de uma moção de repúdio contra a empresa. No documento o parlamentar justifica que tem sido procurado por muitos munícipes e que as reclamações são sempre as mesmas, desrespeito com a população, funcionários despreparados que muitas vezes ameaçam as pessoas que vão reclamar, além dos constantes erros nas contas de energia.
“Muita gente vem nos procurar para reclamar, porque não conseguem ser ouvidos pela empresa, e acabam recorrendo aos vereadores para pedir ajuda. São reclamações de todos os tipos, valores de conta errada, cortes de energia individuais, em dias e horários que não são permitidos por lei e tantas outras reclamações. Eu e minha assessoria procuramos a empresa para uma conversa, mas não responderam, nos tratam com desprezo e desrespeito. Então o que nos resta é mostrar nosso repúdio a eles”, finalizou Allan.
O vereador ainda nos explicou que uma audiência pública foi proposta pela Câmara, porém ainda não obtiveram retorno da Enel, e que se for necessário tentaram contato via Ministério Público.
Mesmo após toda a manifestação repudiosa do poder público municipal a empresa Enel segue agindo de forma arbitrária com os usuários. E oferecendo um serviço sem qualidade, além da falta de manutenção nos transformadores espalhados pela cidade, o que causa transtorno com o desabastecimento de energia que tem sido constante por motivo de explosões nos equipamentos, principalmente em dias de chuva.
Reclamações no Procon
De acordo com dados emitidos pelo Procon - SP (Proteção de Defesa do Consumidor), a Enel distribuidora de energia elétrica bateu recorde de reclamações em 2021, ficando em segundo lugar com o maior número de reclamações, foram um total de 10.402 queixas durante o ano que passou.
O principal motivo de reclamação foi a cobrança indevida, com 6.717 queixas. Acredita-se que o aumento das reclamações dessa natureza se dão ao fato da empresa ter optado por não realizar leitura presencial durante a pandemia, fazendo a cobrança pela média dos últimos doze meses, o que gerou uma aumento considerável na conta de energia da população. Vale ressaltar que a leitura já foi normalizada e está sendo feita de forma presencial.
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