Texto da Matéria
A reciclagem, o reuso e a destinação adequada de resíduos nunca foi tão necessária, pois os impactos na natureza ou mesmo no ambiente urbano têm consequências muito sérias. Pensando nessa realidade, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) criou o projeto Papa-pilhas.
Ele consiste na distribuição de recipientes com capacidade de armazenamento de até 20kg cada para coleta de pilhas e baterias. Atualmente, esses recipientes estão disponíveis em 22 prédios públicos. Qualquer pessoa que tenha pilhas e baterias para descartar por ir até um desses pontos (confira na tabela abaixo).
A coleta é realizada pela Sema, que encaminha para a associação sem fins lucrativos Green Eletron, responsável pela destinação adequada do material, que pode ser reciclado dar origem a outros produtos ou até mesmo ou outras pilhas e baterias. O prazo de coleta varia conforme o número de circulação de pessoas. Nos parques Dom José e Ecológico acontece a cada quatro meses, já nos pontos de menor circulação o recolhimento pode levar até seis meses.
Em 2022 foram coletados cerca de 500 quilos de pilhas e baterias. Existem outras redes de logística reversa que também recolhem esses dispositivos em Barueri, o importante é realizar o descarte correto.
A importância da destinação correta
Descartar corretamente pilhas e baterias evita que o solo e a água sejam contaminados por metais pesados como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio, presentes nesses componentes, que são perigosos para a saúde humana, animal e um risco sério ao meio ambiente como um todo.
“Quanto mais pessoas destinarem corretamente esses materiais, menos riscos as pessoas terão de se contaminarem e de colocarem a natureza em risco. Isso reforça o projeto e permite sua expansão para mais regiões de Barueri”, alerta o secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu).
Locais onde achar um Papa-pilhas da Prefeitura:
Local Endereço
Publicidade