Ranking de desenvolvimento do Sebrae mostra Barueri em quarto lugar entre todas as cidades do Brasil

Descrição da Fotos

Região central de Barueri

Autor

Por: Juliana Ludovico

Texto da Matéria

Tem se tornado frequente notícias evidenciando o crescimento e desenvolvimento de Barueri no quesito socioeconômico. Tanto é que nós do Noticías ON, comparamos a cidade com os Tigres Asiáticos, tamanho é seu percentual de crescimento anual.


 
Desta vez o Índice Sebrae de Desenvolvimento Local (ISDEL), aponta Barueri em quarto lugar no ranking nacional de cidades, ficando atrás apenas das capitais São Paulo e Curitiba e do município de São Caetano do Sul. 


 
O ISDEL é um sistema criado pelo Sebrae que tem como objetivo representar o estágio de desenvolvimento dos municípios brasileiro, a fim de contribuir na elaboração das políticas públicas, ações e esforços para estimular o desenvolvimento local. O índice avalia 106 variáveis, agrupadas por setores que são: capital empreendedor, tecido empresarial, governança para o desenvolvimento, organização produtiva e inserção competitiva. A partir daí elas  são avaliadas com escalas que variam de 0 a 1, quanto mais próximo do 1, maior o nível de desenvolvimento.


 
O município teve as maiores pontuações nos itens “Inserção competitiva” (0.851) e “tecido empresarial” (0.830). As demais notas foram as seguintes: “capital empreendedor” (0.618), “governança para o desenvolvimento” (0.729) e “organização produtiva” (0.39). Na média geral, Barueri marcou 0.734. A capital São Paulo, melhor colocada no ranking geral, teve 0.785, seguida por Curitiba e São Caetano, com 0.749.


 
O item “Inserção Competitiva” compõe um conjunto de ações necessárias para que a cidade se posicione no sentido de dinamizar sua economia, tornando-se atrativa a investimentos. O foco do quesito está no modo como o município se relaciona com parceiros e investidores além de suas fronteiras.


 
Já para o quesito “Tecido Empresarial” o que interessa são as redes formais e informais de empreendedores, que atuam coletivamente tanto para promover, quanto para proteger os negócios dos atores envolvidos.


 
Dados como esse reforçam o porque Barueri recebeu o Prêmio de Melhor Cidade para se fazer negócios recebido pela Urban System e o 1º Lugar no Eixo Economia do ranking da Connected Smart Cities.

+ outras notícias

Seja o primeiro a comentar