Secretaria Mobilidade Urbana de Barueri está a todo vapor

Descrição da Fotos

Papel da nova Secretaria vai além das questões de trânsito

Autor

Por Juliana Ludovico / Fotos: Ricardo Santos / Secom

Texto da Matéria


O conceito de mobilidade urbana sofreu grandes mudanças ao longo dos anos, e o tema tem ganhado ênfase nas grandes cidades pela complexidade cada vez maior no deslocamentos de pessoas e de veículos nas ruas das cidades, deixando de ser restrito ao trânsito, abrangendo as condições das vias públicas, a infraestrutura viária, a qualidade do transporte público, entre outros elementos de locomoção e de bem-estar das pessoas.


 
A população estimada de Barueri é de 280 mil habitantes e 208 mil veículos registrados, além de outros 80 mil “flutuantes” que passam pelo município vindos de outras cidades, trafegando em 527 quilômetros de vias. E para garantir  o direito de ir e vir com qualidade da população de Barueri a prefeitura criou a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb). A Pasta traz como premissa planejar e executar ações que aprimorem a mobilidade dentro do município, tendo como meta diminuir o número de acidentes, o  volume de congestionamento e promover bom andamento entre pedestres e veículos.


 
Entre as funções da nova secretaria está a elaboração do plano de mobilidade urbana e o levantamento dos pontos críticos nas vias. 


 
Trabalho inicial 
 
O Plano de mobilidade urbana municipal (PlanMobs)  vai definir as diretrizes para o desenvolvimento da malha viária do município. A elaboração do plano municipal segue as determinações da lei de mobilidade urbana nº 12.587, de 2012.
 


Na primeira fase as reuniões contaram com a presença de todas as Secretarias na confecção do plano, seguindo a determinação da  legislação federal que aponta para a integração dos meios e serviços de transporte urbano, considerando impacto ambiental, social e econômico no deslocamento das pessoas e cargas. 


 
O próximo passo é organizar um audiência pública para apresentar para a sociedade civil todas as informações colhidas nas reuniões dos grupos de trabalho, discuti-las para assim elaborar a minuta da lei que vai para aprovação do legislativo
 
 
 

+ outras notícias

Seja o primeiro a comentar