Dia 24 de abril foi comemorado o dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

Descrição da Fotos

Dia Nacional da Linguagem de Sinais

Autor

Por: Juliana Ludovico

Texto da Matéria


No último domingo, 24, foi celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, a data foi instituída no ano de 2022 com o projeto de lei 10.436. No entanto, só em 22 de dezembro de 2005 a lei foi regulamentada pelo decreto 5.626 e incluiu a linguagem como uma disciplina curricular obrigatória. 

Libras como a linguagem é popularmente conhecida, é uma importante ferramenta social e é a forma de comunicação e expressão de natureza visual-motora, utilizada pela comunidade surda. Cada vez mais a  Língua Brasileira de Sinais tem conquistado adeptos e despertado a curiosidade de pessoas não surdas a aprenderem essa outra forma de se comunicar. 

Em 2021 dados do IBGE mostram que o Brasil possui 5% da população surda, esse número representa cerca de 10 milhões de pessoas, sendo que 2,7 milhões não ouvem nada. 

Barueri x Língua Brasileira de Sinais

A cidade de Barueri tem se destacado na criação de políticas públicas para pessoas com deficiência, e tem como uma de suas premissas que a comunicação rompe barreiras e por isso é de suma importância o trabalho entre a população com a linguagem de sinais.
Uma das ações que representam o engajamento do município em ampliar o acesso a Libras ao máximo de pessoas é por meio das oficinas promovidas gratuitamente pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD).
“Em menos de uma hora, assim que abrimos a inscrição para as oficinas de Libras, as vagas já tinham sido preenchidas. Isso comprova que as pessoas querem entrar nesse universo. É motivo de orgulho promover isso à população”, ressalta o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (Prof. Carlinhos).
Existem mais de duas mil pessoas com deficiência auditiva cadastradas em Barueri, muitas delas participam das ações do Departamento de Empregabilidade da SDPD e muitas já foram inseridas no mercado de trabalho.

A prefeitura de Barueri por meio do Departamento de Educação Especializado (DEE) também garante a inserção da Língua Brasileira de Sinais nas escolas municipais de ensino infantil e fundamental, dando total apoio às crianças surdas que contam com o suporte de professores intérpretes.

As ações não param por aí, em 2021 a Prefeitura passou a ter em todas as suas produções audiovisuais desenvolvidas pela Secretaria de Comunicação, uma intérprete de libras. A iniciativa surgiu da necessidade de ampliar ainda mais o acesso às novidades que acontecem na cidade.
 

+ outras notícias

Seja o primeiro a comentar