Texto da Matéria
A Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb) completará 29 anos no dia 4 de abril. A instituição de ensino fez história ao longo dos anos, marcando a vida de milhares de estudantes que realizaram o sonho de passar no vestibular ou ingressar em grandes empresas graças a um preparo considerado diferenciado em toda a região.
O que é a Fieb?
A Fieb é uma autarquia da Prefeitura de Barueri que oferece um ensino modelo aos estudantes de nível fundamental, médio e técnico. Isso é feito através de um projeto pedagógico especialmente elaborado pela Fundação, com material didático moderno e aprofundado, plataformas tecnológicas e uma infraestrutura composta de grandes diferenciais, como salas equipadas, laboratórios técnicos e corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores com vasta experiência.
Aluno destaque
A melhor forma de contar a história da Fieb é por meio das conquistas de seus alunos. Pablo Bernardo Marinho Elias, de 21 anos, atua como auxiliar administrativo bilíngue e ocupa papel de destaque em uma multinacional instalada em Alphaville. O jovem foi aluno da unidade Maria Theodora desde o 1º ano do ensino fundamental e concluiu o ensino médio em 2019. Este ano, foi aprovado em 1º lugar na Fatec de Barueri, uma faculdade pública, em Comércio Exterior. Para ele, sua formação foi essencial para alcançar tais objetivos.
“A Fieb fez grande parte da minha vida. Entrei aos seis anos e me deparei com uma escola enorme e com muita estrutura. Sempre tive professores muito bons e a Fieb tem um ensino excelente, foi essencial para os vestibulares. Passei em 1º lugar e foi graças à preparação que recebi. Isso também refletiu na entrevista de emprego, foi uma prova dificílima, e mesmo assim conquistei a vaga”, afirma.
FiebTech
Este ano, a Fundação passou a se chamar FiebTech, refletindo sua contemporaneidade por meio de um ensino sempre atual e antenado aos novos tempos, conforme explica o superintendente Luiz Antonio Ribeiro.
“A Fieb foi criada para dar oportunidade para a juventude se inserir no mercado com qualidade. Isso fica evidenciado nas empresas que dão preferência na contratação de nossos alunos. Temos uma visão futurista, por isso, passa a se chamar FiebTech. É um compromisso com a tecnologia que fará parte da vida do aluno e na nossa forma de ensinar”, destaca Luiz.
Cursos
Além dos cursos de nível regular, há os cursos técnicos de nível médio, ofertados nas unidades do ITB (Instituto Técnico de Barueri), mantidos pela Fieb. São 22 cursos ofertados em diversas áreas que exploram criatividade, inovação, produção, negócios e saúde. Tais formações são aplicadas em três modalidades: integrada ao ensino médio com duração de três anos; concomitante, quando o aluno cursa o ensino médio em outra escola e faz o técnico no ITB; e subsequente, para estudantes que já concluíram o ensino médio.
História
Criada em 1994, a Fieb foi fundada com o objetivo de garantir à comunidade um ensino de qualidade. Em 2001, a Fundação passou a administrar o primeiro Instituto Técnico da Barueri, o ITB Brasílio Flores de Azevedo, no Jardim Belval. De lá pra cá a autarquia se expandiu, passando a ter sete unidades nos bairros Alphaville, Jardim Maria Cristina, Aldeia da Serra, Jd. Belval, Jd. Paulista, Engenho Novo e Parque Imperial.
Publicidade