Junho vermelho é o mês de conscientização da doação de sangue

Descrição da Fotos

Junho vermelho, mês de conscientização da doação de sangue.

Autor

Por: Juliana Ludovico

Texto da Matéria


O próximo dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o mês de junho foi destacado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Devido aos períodos de Outono e Inverno, as doações diminuem, deixando os bancos de sangue com pouco estoque, por isso a necessidade de estimular as doações.


A coleta é feita de forma rápida e segura e uma bolsa de sangue é capaz de salvar até quatro vidas. Para doar é simples, basta fazer o agendamento online no site www.prosangue.sp.gov.br, o próprio sistema vai te dar as opções do banco de sangue mais próximo.


A cidade de Barueri já conta com seu banco de sangue que fica dentro do Hospital Municipal Francisco Moran, localizado na rua  ngela Mirella, 354 - Jardim Barueri, o atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 16h. 


De acordo com a Pró Sangue, os tipos sanguíneos O +, O-, A-, AB- e B- estão com o estoque na fase crítica, e necessitam urgente de doadores. 


 
Quem pode doar
A princípio, os voluntários a doação de sangue, passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação.


Pessoas com idade entre 16 e 69 anos podem se candidatar como voluntário, porém a primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com 16 e 17 anos de idade podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização.

+ outras notícias

Seja o primeiro a comentar