Descrição da Fotos
Autor
Texto da Matéria
Ao longo desta semana o Notícias ON trouxe os novos casos da varíola do macaco que foram notificados nas cidades da região. Os municípios de Itapevi, Osasco, Cotia e Cajamar infelizmente já registraram a presença do vírus.
O que mais nos chama atenção é o quão próximo esse novo vírus está. Assim como a Covid-19 no início era algo distante, que tinha o grande número de casos acontecendo fora do país. A varíola ganhou força na Europa e de forma "turística" foi se espalhando para os demais países.
Hoje o vírus da varíola já nos assombra e vem se mostrando nas cidades vizinhas. Em Osasco já são dois infectados, e ambos os pacientes não possuem histórico de viagem ao exterior, sendo assim, fica claro que a doença já circula entre a população da região.
A boa notícia é que a varíola do macaco é um vírus com baixo índice de mortalidade, tendo a maioria dos infectados plena recuperação e sem registro de sequelas. Porém não devemos baixar a guarda quanto ao cuidado com as medidas de prevenção, afinal é relatado entre os pacientes que tal doença causa muita dor.
No total são 121 casos registrados no estado de São Paulo sendo 107 em São Paulo, três em São Bernardo do Campo, dois em Indaiatuba, dois em Osasco, um em Cajamar, um em Itapevi, um em Itaquaquecetuba, um em Santo André, um em São José dos Campos, um em Sertãozinho e outro em Vinhedo. Todos os pacientes estão com boa evolução do quadro e são acompanhados pelas vigilâncias epidemiológicas dos seus respectivos municípios, com o apoio do Estado.
Publicidade