OMS decreta Varíola do Macaco como Emergência Sanitária Global

Descrição da Fotos

Reunião da OMS (Organização Mundial de Saúde)

Autor

Por Juliana Ludovico

Texto da Matéria

No último dia 23 (sábado), a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou que a varíola do macaco é uma emergência sanitária global. A decisão foi tomada, devido à expansão da doença e do potencial risco de contaminação. A ordem agora é intensificar as ações de monitoramento.

 

Para a organização, a nova crise deve ser gerenciada em uma ação coletiva. O que chamou a atenção foi o rápido aumento de infectados em um mês. A doença está presente em 75 países, e a confirmação de mais de 16 mil casos e cinco mortes colocou a doença no radar da OMS.

No Brasil, o Ministério da Saúde informa que 607 casos foram identificados. A declaração de uma emergência global tem como meta aumentar a coordenação entre os países e reforçar os mecanismos de busca ativa de casos e implementar medidas para ajudar a conter a circulação global do vírus. 

 

Durante declaração pública, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, afirmou que está "profundamente preocupado com a disseminação da varíola macaco". "Isso vai mobilizar o mundo e forçar uma coordenação no mundo". 

 

Pedindo que os países colaborem e compartilhem informações, a OMS fez um apelo para que governos e fabricantes trabalhem juntos para atingir as metas globais de saúde pública, "garantindo que as populações afetadas recebam contramedidas médicas para a varíola do macaco e que estas sejam utilizadas através de pesquisas padronizadas e coleta de dados para avaliação adicional da eficácia clínica da terapêutica e avaliações da eficácia da vacina"

 

Casos confirmados em Barueri 

Em nota a Secretaria de Comunicação junto a Secretaria de Saúde informaram que até o momento são três casos confirmados, abaixo mais informações sobre os casos.


1º notificado por São Paulo, sexo masculino, 33 anos, bairro Jd. Imperial - isolamento domiciliar.


2º notificado por Barueri,​ sexo masculino, 31 anos, bairro Jd. Tupã- isolamento domiciliar.


​3º  notificado por São Paulo, sexo masculino, 36 anos, bairro Jd. Tupanci - isolamento domiciliar, aguardando resultado de exame, entretanto, na notificação do Cevesp​ consta resultado detectável.


Ainda foi informado que ambos os casos foram por transmissão comunitária, pois nenhum dos infectados realizaram viagem ao exterior.

+ outras notícias

Seja o primeiro a comentar