Descrição da Fotos
Texto da Matéria
A cidade de Barueri tem uma excelente rede de transportes e estruturas, como terminais, estações, conexões, calçadas com passeios para trânsito de pedestres etc., que permitem o eficiente acesso da população residente e flutuante. Essa é a conclusão do Índice de Gestão Municipal Aquila (Igma) 2024, que reúne dados públicos das 5.568 cidades brasileiras e contempla 72 indicadores, distribuídos entre os seis pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Segundo o Igma, Barueri ocupa a 1ª posição em Infraestrutura e Mobilidade Urbana entre as oito cidades da microrregião Osasco, 3ª entre as 45 da mesorregião metropolitana de São Paulo, 53ª entre as 645 cidades do Estado, 64ª entre as 1.668 cidades da região Sudeste e 81ª entre as 5.568 cidades do Brasil, com nota 87,86, considerada excelente.
O município também se saiu muito bem em outros pilares com as notas 79,43 em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, 74,58 em Educação, 70,49 em Sustentabilidade, figurando em 1º lugar na microrregião Osasco. Nos pilares Governança, Eficiência Fiscal e Transparência obteve nota 64,54; e 54,25 em Saúde, ficando em 2º lugar entre as oito cidades da microrregião. A média IGMA de Barueri foi de 71,86, que também manteve a cidade na dianteira no mesmo quesito e em 2º lugar entre as 45 cidades da região metropolitana de São Paulo.
Sobre o Igma
Por meio de um algoritmo próprio, o Igma consolida, cruza e organiza os dados de fontes oficiais, públicas e primárias. As notas do índice são o parâmetro técnico utilizado no Prêmio Band Cidades Excelentes, iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Os principais objetivos desse Prêmio são “reconhecer boas práticas e iniciativas pioneiras de gestão pública municipal e incentivar a implementação de iniciativas de gestão públicas”.
Barueri no caminho certo
Para Celso Furlan, secretário de Educação de Barueri, a cidade está fazendo o que é correto para todos os alunos, professores e funcionários das escolas municipais. “Recebemos com muita alegria essa notícia. Significa que estamos no caminho certo. Investimos em infraestrutura e tecnologia, focamos na qualidade do ensino e valorizamos nossos profissionais. Mais uma conquista! Na Educação de Barueri ninguém fica para trás”, declara.
Olímpio Holanda, proprietário da banca do Boulevard há 16 anos, concorda com o secretário e acrescenta que atualmente mora em Jandira, mas que está se mudando para a nova casa em Barueri por conta de toda a estrutura do município. “Eu admiro também a educação, que é prioridade. Eu vejo o prefeito trabalhar muito nessa direção. É uma cidade muito evoluída, por isso estou mudando para cá. Conhecendo as cidades circunvizinhas, eu admiro muito também, e principalmente a saúde oferecida”, declara.
Entre todos os atributos da cidade, a segurança também é sentida pelos cidadãos. “O que eu mais gosto na cidade é a segurança. Me sinto bem segura andando nas ruas de Barueri, principalmente depois que colocaram as câmeras. Nas escolas também melhorou bastante depois que as câmeras foram instaladas”, diz a vendedora Ketllyn Nunes Santana, moradora do Jardim Califórnia há seis anos.
Publicidade