Descrição da Fotos
Autor
Texto da Matéria
A obra é imponente vista de fora, e por dentro é simplesmente estonteante. O pé direito do palco tem por volta de 19 metros, o tamanho impressiona, são 953 lugares, os detalhes em madeira com luz embutida dão fluidez ao espaço, ao adentrar na sala você se transporta aos mais belos teatros da Broadway.
Acima é a descrição do novo Teatro Municipal de Barueri que fica na Praça das Artes, onde na tarde da última quarta-feira (19), conversamos com o Secretário de Cultura Jean Gaspar, para saber mais sobre o novo espaço que será inaugurado no próximo sábado, 22.
O bate papo aconteceu de forma descontraída e com momentos de muita emoção por parte do secretário. Ele nos explicou que a Praça das Artes não será apenas um equipamento público, será um lugar de acolhimento, de inclusão, de vivências e mudança de vida, o mesmo ainda afirmou que a arte atualmente na cidade já é algo acessível para todos, e que com a inauguração do novo espaço essa participação e atuação da comunidade vai ser ainda maior.
“Desde que comecei meu trabalho aqui junto ao Furlan em 2017, nós começamos a movimentar a ideia de aproximar a população da arte e da cultura, e o ponta pé inicial foi mudar um pouco a característica das bibliotecas, que hoje não são mais apenas bibliotecas, são estações culturais, e ter essas estações nos bairros, facilita a vida do munícipe e permite que ele usufrua dos cursos de arte, dança, luta , entre outros. Outra ação que realizamos são as apresentações que acontecem no Centro de Eventos e que muitos deles são gratuitos e têm tido muita adesão. Aqui na praça das artes além das 53 modalidades que serão oferecidas gratuitamente, as pessoas poderão consumir tudo que aqui será produzido, continuaremos a oferecer espetáculos gratuitos, e a ideia é a cada dia mais aproximar a população da cidade da arte e da cultura `` explicou.
Atualmente mais de 3 mil alunos são atendidos nas oficinas e núcleos culturais da cidade, de acordo com Jean Gaspar com a expansão da estrutura da Secretaria de Cultura novas 10 mil vagas serão criadas para atender a população, mais do que triplicando a quantidade de novos alunos.
Outro ponto abordado durante a entrevista e que foi conduzida por um momento de muita emoção por parte do secretário foi quando questionado sobre o projeto cultural do qual tem mais apego. Com a voz embargada e muito emocionado, Jean Gaspar nos contou sobre sua relação com o curso do Baby Ballet que já é oferecido nas oficinas culturais.
“Quando eu atuava na secretaria de esporte de uma outra cidade, eu sempre ia nos eventos esportivos que aconteciam nos bairros. Em uma dessas vezes em um lugar muito humilde, eu fui abordado por uma mãe que estava com dois filhos, um no colo e outro segurando sua mãe, e ela falou; “moço vocês não vão colocar atividade para meninas?”, e eu expliquei que já tinha vôlei, handball, e ela falou; "não, eu digo ballet, eu sempre sonhei em fazer ballet e nunca tive condição, então queria muito que minha filha fizesse”. Aquilo mexeu muito comigo, e além disso tenho minha filha e minha irmã que são bailarinas. Então quando comecei a trabalhar em Barueri eu já abri o projeto do Baby Ballet e hoje temos centenas de alunos.” completou.
Para finalizar, Jean disse que se sente muito feliz em fazer parte desse projeto junto com o prefeito Furlan, e que espera que as pessoas que ali passarem tenham suas vidas mudadas pela arte.
“ Eu desejo que aqui seja um lugar cheio de oportunidades, aqui na Praça das Artes as pessoas vão aprender arte e produzir arte, vão poder impactar o outro, tocar o coração e alma das pessoas com sua arte, eu sempre digo que “Onde tem arte e cultura, tem vida”, e é isso que queremos que esse espaço seja referência no cuidado com a vida do próximo”. finalizou.
Publicidade