Descrição da Fotos
Autor
Texto da Matéria
A Praça das Artes, o mais novo equipamento público voltado para área da cultura, foi inaugurado na noite de sábado, 22, com grandes espetáculos artísticos, homenagens e muitas surpresas inéditas para quem ali estava.
A abertura do evento aconteceu na área de convivência externa, e contou com a presença de diversas autoridades, além da família do arquiteto Ruy Ohtake (em memória), que foi o responsável pelo projeto do espaço.
Logo de início os presentes puderam assistir uma apresentação de Ballet Aéreo, que teve como palco a parede lateral do prédio, arrancando suspiros dos telespectadores com suas acrobacias e sincronismo. Após a dança houve a cerimônia de descerramento da placa, que foi regada por muita emoção. O secretário de Cultura Jean Gaspar, agradeceu ao Prefeito Rubens Furlan por confiar a ele uma secretaria que é tão importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, e por poder fazer parte da construção de equipamento público tão majestoso, e ao vice-prefeito Beto Piteri que é o atual secretário de Obras pela parceria ao longo da obra.
“Agradeço ao Prefeito Furlan por acreditar e confiar em mim, por confiar no meu trabalho. Acredito que esse espaço que foi tão sonhado por nós, vai impactar positivamente na vida de cada munícipe desta cidade. A arte nos proporciona vida, renovação, ela é fundamental para nossa existência. E o Beto Piteri, nosso vice-prefeito e Secretário de Obras, agradeço pela parceria ao longo das obras, por me aguentar ligando às onze horas da noite cheio de ideias e sugestões” finalizou.
O Vice-Prefeito Beto Piteri lembrou de quando anos atrás passava na frente do antigo teatro municipal e o Prefeito Furlan falava sobre as mudanças que gostaria de fazer no local.
“Lembro quando passava por aqui com o Furlan e ele falava, “Vamos construir aqui um grande espaço cultural”, e na época nem tínhamos ganhado as eleições de 2016, mas ele já sonhava com tudo isso, ele já idealizava tudo que gostaria de fazer. Durante nossas andanças pela cidade ele ia apontando cada espaço que ele gostaria de melhorar. O que nós estamos vendo hoje é um sonho que a cidade de Barueri está realizando” concluiu.
Durante os discursos das autoridade presentes, foi prestada uma homenagem ao Prefeito Rubens Furlan pelo cantor Ítalo Queiroz, que entoou a canção "Cidadão” de Zé Ramalho, que traz em sua letra uma mensagem ao povo trabalhador, que ao longo da história ajudou a construir cada prédio da cidade e que por muitas vezes, nele é impedido de entrar. Foi um momento alto de emoção que arrancou lágrimas dos presentes e deixou Furlan bastante emocionado.
A deputada estadual eleita Bruna Furlan começou seu discurso falando da dificuldade de falar após a apresentação de Ítalo Queiroz, e ainda reforçou a importância e a grandeza da Praça das Artes para Barueri.
"Estar aqui nesta noite é um sonho transformado em realidade, Praça das Artes é o maior equipamento do estado de apresentação de produção, de aprendizado e que vai fomentar a cultura na nossa cidade, além de exportar talentos para o mundo", afirmou.
O Prefeito Furlan ainda bastante emocionado, falou que o todo o investimento feito na Praça das Artes não foi apenas em um teatro, foi em uma escola de cultura e lembrou como a região não oferecia oportunidades culturais e que os moradores da cidade precisavam ir até São Paulo para consumir arte.
“Este espaço será um escola de cultura, será um celeiro de grande artistas. Lembro-me que quando meu amigo Tchelo, hoje ator da globo, trabalhava aqui na cultura de Barueri e que após sua jornada de trabalho pegava o trem e ia pra São Paulo pois na nossa região não havia oportunidades culturais. Mas a partir de agora serão 10 mil alunos por ano estudando e dando vazão para as vocações de todos que por aqui passarem. Que esse espaço seja uma forma de tirar as crianças e adolescentes das ruas e assim afastá-los do que é errado. Hoje sou um homem realizado, não poderia depois de seis mandatos deixar essa dívida com a cultura da nossa cidade”, concluiu.
Após o descerramento da placa as apresentações culturais seguiram por todos os espaços da Praça das Artes.
Publicidade