Barueri confirma crescimento equivalente ao dos Tigres Asiáticos

Descrição da Fotos

Bandeira dos países que compõe os Tigres Asiáticos

Autor

Por: Marcos Vicente

Texto da Matéria

Desde os antigos sumérios que o gerenciamento de cidades determina seu progresso ou declínio. Nesse aspecto, Barueri é um exemplo de sucesso, destacando-se no cenário nacional, ostenta um crescimento médio de 12,7% ao ano. Os dados do Tribunal de Contas comprovam a marca e iguala o crescimento de Barueri aos dos Tigres Asiáticos. 


Numa rápida avaliação, o crescimento da cidade nos últimos quatro anos, por exemplo é um documento de desenvolvimento. Em 2018, Barueri cresceu12,1%, e em 2019, 12,8%. No ano seguinte, com a pandemia, a cidade cresceu 3%. Já no ano passado: 23,1%. Nesse período a média foi de 12,7% ao ano. 


Com isso, o orçamento da cidade ultrapassa a casa dos R$ 4 bilhões. Um marco histórico. Barueri é a quinta cidade do estado com maior receita, atrás apenas de São Paulo, Campinas, São Bernardo e Guarulhos. Cabe considerar que todas elas com populações bem maiores que a de Barueri. 


Orçamento que coloca a cidade numa posição confortável, e com investimentos sólidos nos serviços públicos, principalmente saúde, educação, segurança, esporte, cultura e infraestrutura. É garantia de qualidade de vida para a população local. 

 

INDICADORES – As políticas públicas aplicadas pelo Executivo colocam Barueri em postos invejáveis no ranking nacional. Barueri é a quinta melhor cidade brasileira para se fazer negócios, segundo levantamento da Revista Exame. Também é a cidade que mais gera empregos formais na região. A proporção é de 103,4%, ou seja, gera mais empregos que a soma total de sua população fixa. Também é a primeira da região e a terceira do Estado em eficiência ambiental. A avaliação é do programa estadual Verde Azul, considerando itens como tratamento de esgoto, conselho ambiental, qualidade do ar, uso do solo, resíduos sólidos, biodiversidade, gestão das águas e arborização. Outro indicador foi o título da Revista Tribo, que classificou Barueri como a Capital do Skate. Já segundo a Fundação Getúlio Vargas, é a cidade com o maior número de bibliotecas per capita no Brasil. 


Barueri confirma sua vocação para o progresso. Cidade que inaugura programas e desbrava setores em uma gestão que visa o desenvolvimento. 

+ outras notícias

Seja o primeiro a comentar