Texto da Matéria
Após a forte chuva da última terça-feira (dia 14), que ocasionou alagamentos em diversos municípios da região metropolitana de São Paulo, afetando fortemente o Jardim Maria Helena, mais uma obra de grande porte está sendo planejada. Uma equipe técnica se reuniu com o prefeito Rubens Furlan e o secretário de Obras, Beto Piteri, para elaborar um projeto destinado a resolver as cheias no bairro.
O Jardim Maria Helena, localizado às margens do rio Cotia, que faz limite entre os municípios de Barueri e Carapicuíba, deverá passar por alguns procedimentos. Dentre as medidas, o estudo prevê o alargamento do leito do rio Cotia, o aprofundamento da calha e o desassoreamento até o rio Tietê para que, mesmo diante de fortes chuvas, as águas não saiam do leito, especialmente nos trechos que dão acessos à avenida Bariloche e à rua Florianópolis. Para isso será preciso desapropriar cerca de 100 moradias.
Os estudos e levantamentos já começaram a ser realizados nesta semana e, apesar de ser uma obra de grandes proporções e com muitas variáveis, a Prefeitura almeja ter o problema daquela região resolvido já no próximo ano.
Publicidade