Você sabe porque no dia 1º de maio é comemorado o dia do trabalhador

Descrição da Fotos

A história do feriado de 1º de maio

Autor

Por: Juliana Ludovico

Texto da Matéria

O Primeiro de Maio é conhecido internacionalmente como o Dia do Trabalhador. Essa data se sagrou feriado em diversos países devido às lutas vividas pela classe trabalhadora e como forma de homenageá-la.  

 

Tudo começou em Chicago quando a cidade foi palco de uma manifestação que reuniu 1 milhão de pessoas reivindicando redução na jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. A paralisação começou no dia 1º de maio e desencadeou uma paralisação geral, que se arrastou por quatro dias, terminando com pessoas mortas e dezenas de feridos devido à explosão de uma bomba.

 

Em homenagem à greve geral de 1886, as organizações sindicais reunidas instituíram essa data como um símbolo para as lutas trabalhistas, tornando-a conhecida em muitos locais como o Dia Internacional do Trabalho.

 

Feriado dos trabalhadores no Brasil
Em 1917 aconteceu a Greve Geral em São Paulo, movimento responsável por parar a indústria, tornando-se um dos primeiros marcos da organização trabalhista no Brasil. A crise continuou nos próximos anos e em 1924 o presidente Artur Bernardes declarou 1º de maio como feriado nacional.


Durante a Era Vargas, o governo procurou ressignificar a data de um dia de protestos, para uma ocasião que celebrasse os direitos trabalhistas. Essa medida ia de encontro com a política populista de Getúlio Vargas. O dia foi, então, utilizado para o lançamento de leis importantes para os trabalhadores, como o estabelecimento do salário mínimo, em 1940, e a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), em 1943.


Atualmente, o Primeiro de Maio segue como feriado nacional e, nesse dia, diversos sindicatos e prefeituras se organizam para oferecer um dia com programação com muita diversão e alegria para a classe trabalhadora. 
 

+ outras notícias

Seja o primeiro a comentar