Autor
Texto da Matéria
Amaro Lopes Billafon foi uma figura muito importante para o desenvolvimento do Jardim Silveira. Chegou em Barueri na década de 50, já ocupando um espaço de líder comunitário, agindo sempre de forma a ajudar a comunidade local.
Um de seus primeiros ofícios na cidade foi de corretor de imóveis, a convite de Omar Vergara Silveira, a quem ajudou a lotear e abrir as ruas de todo o bairro do Jardim Silveira. E foi com o mesmo espírito de liderança que em 1960 Amaro com o apoio de seus companheiros conseguiu junto ao governador do estado Carvalho Pinto a construção da escola Alexandrino da Silveira Bueno que foi inaugurada em 1965.
A luta de Amaro Billafon junto a comunidade para trazer progresso para a cidade não parava, o próximo passo desse homem de fibra foi organizar um grupo de homens que sempre se uniam para correr atrás de melhorias , e buscar a autorização para a construção de uma plataforma para um vagão na linha férrea na altura do bairro, uma vez que os moradores locais precisavam caminhar até as estações do Jardim Belval ou da cidade vizinha Jandira quando precisavam sair para trabalhar. Quando recebeu o “ok” da empresa Sorocabana para a construção da plataforma, comprou um caminhão de madeira no Centro de Barueri e convocou os moradores locais para construir a parada de trem. Meses depois Amaro conseguiu autorização para ampliar a plataforma e construí-la em alvenaria.
Em 1968 que Amaro Billafon decidiu se candidatar a um cargo público, sendo eleito vereador, cumprindo seu mandato de 1969/1972, e foi reeleito na eleição seguinte, ficando no cargo até 1976.
Em 1982 o prefeito Rubens Furlan concorreu pela primeira vez ao cargo de chefe do executivo, e na ocasião convidou Amaro Billafon para ser seu vice-prefeito, e juntos trabalharam para que Barueri deixasse de ser apenas uma cidade dormitório, e deram início a um projeto de asfaltar toda a cidade.
Amaro Billafon faleceu no dia 30 de agosto de 2015 aos 90 anos vítima de um infarto fulminante, deixando sua esposa Izabel da Cruz Billafon com quem foi casado por 58 anos, com quem teve cinco filhos: Waine, Rubens, Paulo, Magali e Daniel, 10 netos e 7 bisnetos
O Complexo Esportivo do Jardim Silveira já está pronto para ser inaugurado
Barueri vai oficializar a inauguração do Complexo Esportivo Jardim Silveira Amaro Lopes Billafon no próximo dia 04 de junho. O espaço possui mais 18 mil metros quadrados de área construída que vai acomodar pista de atletismo com arquibancada, ginásio poliesportivo, além de um campo de futebol. Serão oferecidas mais de 17 modalidades esportivas.
Publicidade