Descrição da Fotos
Autor
Texto da Matéria
A corrida eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto, mas é possível ver a movimentação de algumas personalidades políticas evidenciando suas pré-candidaturas, deixando claro seus objetivos para a próxima eleição, que acontecerá no dia 2 de outubro deste ano.
Esta que será uma eleição atípica, tem direcionado o foco do eleitor para os candidatos que concorrem à presidência e ao governo do estado, o que faz os demais cargos serem menos notados. O fato é que sem o apoio de deputados e senadores o presidente ou governador nada podem fazer pelo estado ou país.
Este cenário de “desinteresse” por alguns cargos eletivos ficou ainda mais claro com a pesquisa de opinião divulgada pela Governet, que mostra uma indecisão do eleitor de São Paulo, os dados apontam que 86,67% dos paulistas estão indecisos em quem votar para deputado estadual. Já para deputado federal os números estão um pouco melhores, e mostram uma indecisão de 83,5%.
Vale ressaltar que a pesquisa foi encomendada pelo Grupo Gazeta de S. Paulo (responsável pelos jornais Gazeta de S. Paulo e Diário do Litoral).
Nomes apontados na pesquisa para Deputado Estadual
Mesmo tendo a maioria dos eleitores indecisos, alguns nomes se sobressaíram e saem na frente nas pesquisas. Os paulistas colocam duas mulheres como fortes nomes para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa, são elas: a deputada federal Bruna Furlan do PSDB e a deputada estadual Janaina Paschoal do PRTB. As duas pontuam com 0,24% da preferência eleitoral.
Bruna Furlan está no terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Em 2018 foi a deputada federal mais votada do PSDB em São Paulo, desbancando nomes como Eduardo Cury, Carlos Sampaio e Vitor Lippi. Advogada de formação, nasceu em Barueri e é pós-graduada em Gerenciamento de Cidades pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).
A jurista Janaina Paschoal ganhou notoriedade por ser uma das autoras do pedido de impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). Ela conquistou uma vaga à Alesp em 2018 como a candidata a deputada mais votada da história do País, com cerca de 2 milhões de votos.
Depois das duas, 24 nomes somaram 0,12% da preferência eleitoral cada um, entre eles estão: Aldo Demarchi, Alexandre Frota, André Soares, Barros Munhoz, Caio França, Clodoaldo de Moraes, Delegado Olim, Edna Macedo, Fernando Cury, Gilmaci Santos, Godim, Isa Penna,, Ricardo Tripoli
A mesma porcentagem, 0,12%, responderam “legenda do PT” e escolheram outros nomes. Já 9,6% garantem que vão anular o voto.
Nomes apontados na pesquisa para Deputado Federal
Para o cargo de deputado federal o favorito entre os eleitores do estado de São Paulo é Guilher Boulos do PSOL, que desistiu de concorrer ao Governo de São Paulo e vai buscar uma vaga na Câmara dos Deputados, ele aparece com 1,2% das intenções de voto.
Logo atrás aparecem os nome de Eduardo Bolsonaro do PL com 0,73%, Celso Russomanno do Republicanos, 0,61%, Carla Zambeli do PL, 0,49%, Sergio Moro do União Brasil, 0,37%, Marco Feliciano do PL, 024%, Roberto Alves do Republicanos, 0,24%, e Simone Marqueto do MDB, 0,24%.
Outros nomes aparecem com empate número de 0,12%, entre eles estão:: Baleia Rossi, Eli Corrêa Filho, Eliel Miranda,, Guiga Peixoto, Ivan Valente, José Serra, Marcos Pereira, Mariana Janeiro, Rosana Valle e Sâmia Bomfim
A “legenda do PT” foi a resposta de 0,24% dos respondentes , além de 0,61% terem escolhido outros nomes. Já 9,54% pretendem anular o voto para deputado federal.
Publicidade