Autor
Texto da Matéria
O período de chuvas que vai de novembro a março, geralmente é o mais propício para o aumento de escorpiões amarelos e marrons, espécies que habitam no meio urbano e se alimentam principalmente de Baratas.
O município de Barueri está localizado em uma região de meio ambiente de morros e pedras que é facilitador para a infestação de animais peçonhentos da classe dos aracnídeos. Por isso o Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), está se antecipando aos períodos sazonais e já começa a promover ações preventivas para manter os escorpiões longe de residências.
A picada de escorpiões provoca dor imediata, formigamento, vermelhidão e suor no local, em crianças que são mais vulneráveis ao envenenamento, pode aparecer outros sintomas como, tremores, náuseas, vômitos, agitação incomum, produção excessiva de saliva e hipertensão. Em casos de acidentes o paciente deve procurar imediatamente o atendimento médico. Só este ano foram notificados 14 casos de picadas de escorpiões de janeiro a setembro.
Como prevenir o aparecimento de escorpiões
Algumas espécies estão adaptadas ao ambiente urbano e se multiplicam nos grandes centros. No verão, a atenção deve ser redobrada, pois o clima úmido e quente favorece o aparecimento de escorpiões, que se abrigam em esgotos e entulhos. Para evitar encontros indesejados, é importante estratégia que consistam em cuidados, como:
- Priorizar limpeza e organização do próprio quintal e terrenos baldios vizinhos. Manter jardins e quintais limpos;
- Evitar acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências;
- Manter lixos bem fechados para evitar baratas, moscas e outros insetos que sejam alimento dos escorpiões;
- Respeitar sempre a regra de descarte regular de resíduos sólidos nos dias e horários de coleta de lixo municipal;
- Não jogar lixo, entulho e materiais inservíveis pelas ruas e passeios do seu bairro;
- Em casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques. Afastar camas e berços das paredes;
- Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem-se ao chão.
Em caso de infestação e/ou avistamento de escorpiões e outros animais peçonhentos em Barueri, a população pode acionar o Departamento Técnico de Controle de Zoonoses pelo telefone (11) 4198-5679 para vistoria, coleta de amostras e orientação. Pode também entrar em contato pelo e-mail saúEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O DTCZ tem interesse, coleta e identifica amostras de várias espécies sinantrópicas e peçonhentas de interesse a saúde.
Publicidade