Período chuvoso é um grande aliado na proliferação da Dengue

Descrição da Fotos

Mosquito Aedes Aegypti.

Autor

Imagem: Reprodução/Instagram

Texto da Matéria

Há dois anos temos vivido um tenso período pandêmico, a Covid-19 fez milhares de vítimas no Brasil, gerou uma crise econômica e social, e vem dando sinais de que está longe de chegar ao fim. 

 

Porém não podemos nos esquecer de uma outra epidemia que se faz presente nos meses mais chuvosos do ano, a DENGUE.  Janeiro é conhecido como mês de enchentes, alagamentos e de acúmulo de água parada, um grande aliado na proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

 

Dados do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde revelam que foram contabilizados 534.743 mil prováveis casos de dengue no Brasil ao longo de 2021.

 

São dados alarmantes e que precisam ser divulgados para que as ações de prevenção e combate ao mosquito da dengue sigam acontecendo de forma intensa em todo país. 

 

Barueri na luta contra o Mosquito

A cidade de Barueri já tem se preparado para combater a proliferação do Mosquito Aedes Aegypti. No final de dezembro foi instituída uma Comissão para Mobilização de Ações no Controle de Dengue, conforme determina a Portaria 189, de 19 de agosto de 2021.

 

Em paralelo Departamento Técnico em Controle de Zoonoses - DTCZ da cidade segue por meio de seus agentes de controle epidemiológico e prevenção às endemias fazendo o controle de possíveis focos do mosquito. 

 

É importante ressaltar que mesmo durante a pandemia do COVID-19 as equipes de combate a dengue seguiram realizando o trabalho de rua, entrando na área externa das residências para eliminar a possibilidade de focos do mosquito.

 

Vanderlei Arruda responsável pelas equipes da Zoonoses, explicou que existem locais que são classificados como pontos estratégicos, como: ferro velho, centros de reciclagem, cemitérios e lojas de jardinagem, esses locais são vistoriados quinzenalmente para evitar que se criem focos de Dengue.

 

Como ajudar no Combate à Dengue

Não deixe recipientes com água parada, tampe a caixa de água, mantenha as calhas limpas, garrafas e vasos sempre emborcados, pratos de plantas coloque areia, ações como essas vão ajudar no combate à Dengue.

 

Caso você more próximo de imóveis abandonados, terrenos baldios ou com vegetação alta e lixo acumulado entre em contato com a Secretaria de Recurso Naturais e Meio Ambiente - SEMA (4199-1500).

 

Se você ou algum conhecido apresentar sintomas como: 

 

  • febre maior de 38,5°C com início súbito;
  • dores musculares intensas;
  • dor ao movimentar os olhos;
  • mal-estar;
  • náuseas e vômitos;
  • moleza no corpo;
  • cansaço extremo;
  • falta de apetite;
  • dor de cabeça;
  • manchas vermelhas no corpo.

Entre em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa e lembre-se:


“Promover a limpeza do ambiente e eliminar criadouros é a ação mais recomendada e principal arma contra a dengue.”
 

+ outras notícias

Seja o primeiro a comentar