Dia 29 de janeiro é celebrado do o Dia da Visibilidade Trans

Descrição da Fotos

Bandeira Trans

Autor

Instagram

Texto da Matéria

No dia 29 de janeiro de 2004 um grupo de mulheres e homens trans e travestis, adentram no Congresso Nacional, em Brasília, para participar do lançamento da campanha “Travesti e Respeito” e fizeram história, tornando a data um marco contra a transfobia no Brasil. 

Para muitos a existência e comemoração de datas como essa são um exageros, porém é importante saber que colocar a comunidade LGTBQIA+ em destaque é de suma importância, tendo em vista que o Brasil é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo.

Segundo o balanço anual realizado pelo Trans Murder Monitoring, 350 pessoas trans foram assassinadas entre 1º de outubro de 2019 e 30 de setembro de 2020. Na primeira posição, com 152 casos reportados, aparece o Brasil. México (com 57 homicídios), Estados Unidos (com 28), Colômbia (com 21) e Argentina (12) fecham as cinco primeiras posições. 

De acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), a expectativa de mulher transgênera ou travesti no Brasil é de apenas 35 anos, número que representa menos da metade da média nacional, que é de 76 anos.

É importante ressaltar que esta data não é apenas festiva, ela é de luta e resistência!

+ outras notícias

Seja o primeiro a comentar