Bocha Paralímpica de Barueri têm mudado a vida de pessoas com deficiência

Descrição da Fotos

Ronan Dias, Caio Oliveira, Leandro Kdeira

Autor

Por: Juliana Ludovico

Texto da Matéria

Você conhece a bocha paralímpica? Ela é considerada a modalidade esportiva mais inclusiva do mundo. Isso porque ela permite a participação de atletas com deficiências severas, como paralisia cerebral, já que a utilização de equipamentos que auxiliam nos arremessos das bolas é permitido. 

 

Talvez você não saiba que a cidade de Barueri por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência possui uma equipe de bocha adaptada que participa de campeonatos nacionais, e é referência no desenvolvimento do esporte.

 

A categoria é praticada dentro do município desde 2012, e já formou vários atletas. Atualmente o esporte recebe além do apoio da prefeitura, ainda possui uma parceria com o Instituto Barueri Paraolímpico e patrocínio de empresas privadas.

 

Durante a visita da nossa equipe ao centro de treinamento que fica nas dependência da SDPD encontramos dois atletas treinando na companhia do treinador Caio Oliveira,  Leandro Kdeira que participa da equipe desde 2012 e foi medalha de prata no Campeonato Paulista de Acesso em 2014, e ficou em sétimo lugar no Campeonato Brasiliero de 2015 e Roan prática bocha há 3 anos, e ficou em quarto lugar no campeonato Paraolímpico de Barueri e está se preparando para disputar o campeonato paulista.

 

“Nunca imaginei que poderia praticar algum esporte, tenho AME 3 (Atrofia Muscular Espinhal tipo 3), então na minha cabeça não passava a ideia de praticar algum esporte, e foi quando me falaram que eu tinha cara de bocheiro e que precisava ir conhecer e fazer uma aula pra ver como seria. Quando cheguei no treino e vi que era possível tudo mudou, hoje a bocha faz parte da minha vida, e tento mostrar para todas as pessoas portadoras de alguma deficiência que na bocha tudo é possível”, afirmou Leandro. 

 

Já Ronan chegou até a modalidade por acaso. Ele estava a procura de alguma atividade para fazer e sabia que na Secretaria da Pessoa com Deficiência poderia ter algumas opções e foi então que conheceu o esporte e se apaixonou.

A equipe conhecida como IBP/SDPD conta com um time de 12 atletas, todos participam de campeonatos regionais, estaduais e nacionais e muitos são medalhistas. A qualidade dos treinos e todo suporte oferecido aos atletas pela administração municipal proporcionou a alguns a oportunidade de serem federados, e de sonhar com uma vaga na Seleção Brasileira Paralímpica.

 

O treinador Caio nos contou que há 03 anos se desloca todos os dias da cidade de Poa até Barueri para treinar os atletas e que para ele ver a evolução, crescimento e dedicação de cada um é muito gratificante.

 

“Trabalhar com esses atletas dentro da estrutura que Barueri oferece é muito empolgante, poder mostrar para eles que independente da deficiência que possuem eles são capazes de participar de campeonatos esportivos é muito gratificante. Tenho muito carinho por esse projetos e pelas pessoas envolvidas”, completou Caio.

 

Para as pessoas que quiserem conhecer a bocha ou os demais serviços oferecidos para pessoas com deficiência é só procurar a Secretaria da Pessoa com Deficiência  de Barueri que fica na rua Vereador Izaias Pereira Souto, 175 - Jardim Belval. 

+ outras notícias

Seja o primeiro a comentar