Avaliação do Ideb 2021 apontam alunos de Barueri com nota acima da média

Autor

Divulgação Secom

Texto da Matéria

Todos os investimentos da Administração de Barueri no setor da Educação estão demonstrando resultados muito positivos. Mais uma vez a cidade garantiu o melhor desempenho dentre as escolas públicas, de acordo com o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2021), divulgado na manhã de sexta-feira (dia 16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Segundo os resultados, Barueri superou a média nacional no quesito que mediu a aprendizagem dos estudantes do 1º ao 5º ano. Enquanto Barueri obteve a nota 6.4, a média nacional foi de 5.8; a cidade de São Paulo, por exemplo, foi avaliada em 5.7.

 

Já nos resultados que mediram a aprendizagem dos alunos do 6º ao 9º ano, Barueri também se destacou com a nota 5.7, a maior entre todas as cidades da região oeste e novamente o município de São Paulo, que ficou com média de 5.1.

 

Mesmo com pandemia
Apesar dos impactos negativos por conta da pandemia do novo coronavirus, Barueri foi o município que melhor superou a fase crítica mundial e garantiu a aprendizagem dos alunos, conquistando uma média maior do que a nacional.

 

No período da pandemia, a rede municipal de ensino criou estratégias de investimentos para garantir aulas on-line para todos. Disponibilizou chromebooks para os estudantes, além de internet e cestas básicas para as famílias de alunos mais carentes. Também implementou aulas de reforço em todas as escolas da rede.

 

Barueri é conhecida nacionalmente pelos avanços em educação tecnológica e, no retorno das aulas presenciais, investiu na implementação de laboratórios altamente equipados de ciências, construiu polos do projeto Sala Maker, somou a conquista de trinta mil chromebooks, seguiu com reformas e construção de modernas escolas, além do investimento na formação de seus professores, altamente capacitados.

 

De acordo com o secretário de Educação, Celso Furlan, em todos os dias do ano uma grande força-tarefa envolvendo toda a equipe da Educação trabalha para oferecer o melhor a cada aluno. “Com a sensibilidade da Administração Municipal, os investimentos no setor da educação não param. Temos a felicidade de também contar com o empenho dos professores da nossa rede, que são extraordinários. Contamos com um verdadeiro exército de profissionais apaixonados pela Educação, que pensam em oferecer o melhor para nossos estudantes. Saber que superamos a média nacional, apesar da pandemia, só nos dá mais forças para seguir o trabalho”, disse.

 

O que é o Ideb? 
Ideb é o Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, depois que a Prova Brasil passou a ser censitária para o ensino fundamental, ou seja, aplicada em todas as escolas do país.

 

O Índice mede a qualidade do ensino das escolas individualmente, das redes de ensino (municipal, estadual, privada), dos municípios, do estado e do Brasil, em suas três etapas: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

 

O Ideb é calculado e divulgado a cada dois anos, sempre em anos pares, mas com dados do ano anterior. Por isso temos resultados apenas dos anos ímpares. A última prova foi aplicada em 2021, e a anterior, em 2019.

 

Indicadores  da Região (Rede Municipal)

1º ao 5º ano
Barueri - 6.5
Santana de Parnaíba - 6.1
Osasco - 5.9
Carapicuíba -  5.7
Itapevi - 5.6
Jandira - 5.6
São Paulo - 5.1

 

6º ao 9º ano
Barueri – 5.7
Santana de Parnaíba – 5.3
São Paulo – 5.1
Carapicuíba – 5.0
Jandira – 5.0
Osasco – 5.0
Itapevi – 4.9

 

+ outras notícias

Seja o primeiro a comentar