Dia da Conscientização do Vitiligo é instituído no calendário oficial de Barueri

Descrição da Fotos

Câmara Municipal de Barueri

Autor

Divulgação

Texto da Matéria

Na última terça-feira,8, o vereador Rodrigo Rodrigues (PSC), apresentou durante sessão plenária, projeto de lei que institui o “Dia da Conscientização do Vitiligo”.

O vitiligo é uma situação caracterizada pela alteração de ausência de melanócitos, que são as células responsáveis pela produção de melanina, que é o pigmento que dá a cor à pele, cabelo, pelo e olhos. Assim, devido à ausência de produção de melanina, há o aparecimento de manchas esbranquiçadas por todo o corpo.

Apesar da sua causa ainda não estar esclarecida, acredita-se que está relacionada com fatores genéticos, ambientais e imunológicos, podendo ser desencadeado por alterações autoimunes ou situações de estresse, por exemplo. Deve-se lembrar que o vitiligo não é contagioso.

O vitiligo não tem cura, no entanto, existem várias formas de tratamento que ajudam a melhorar a aparência da pele, reduzindo a inflamação do local e estimulando a repigmentação das regiões afetadas, como imunossupressores, corticoides ou fototerapia, por exemplo, orientados pelo dermatologista.

O vereador explicou que a ideia desse projeto partiu da situação de sua filha que há alguns anos foi diagnosticada com a doença, e desde então tem buscado por diversos tratamentos para amenizar o surgimento de novas manchas e suavizar as já existentes.

“Desde o dia da confirmação do diagnóstico temos buscado um tratamento para a doença, existem alguns medicamentos que ajudam a minimizar o aparecimento de novas manchas e suavizam as já existentes, e têm também o banho de luz que ajuda muito e é indolor e sem efeito colateral. Porém o mais difícil de todo esse processo é a desinformação sobre o Vitiligo, e essa falta informação sobre o assunto leva ao preconceito e a dificuldade em tratar. Por esse motivo tenho junto ao Prefeito Rubens Furlan buscado formas e recursos para auxiliar os moradores da cidade quanto ao tratamento da doença e promover entre a população a conscientização e a informação quanto ao Vitiligo.” concluiu Rodrigo.

O projeto foi aprovado por unanimidade e determina que o dia 01 de agosto será incluído no calendário oficial da cidade como o Dia da Conscientização do Vitiligo, e terá como premissas: orientação e esclarecimento sobre a doença, promoção da saúde e qualidade de vida, ressocialização das pessoas com vitiligo e a conscientização da sociedade e das autoridades públicas.

Vereador Rodrigo Rodrigues (PSC)
 

+ outras notícias

Seja o primeiro a comentar