Autor
Texto da Matéria
A executiva nacional do PSDB decidiu adiar para o segundo semestre as convenções municipais que seriam realizadas neste mês. A votação em Barueri seria no próximo domingo (11), mas agora deve ficar para agosto. A decisão causou reclamação de líderes da legenda em meio ao enfraquecimento que a sigla sofreu nos últimos anos.
A mudança ocorreu após o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assumir a presidência nacional. Oficialmente, a direção aponta "a necessidade de fomentar amplo debate político do PSDB em todo Brasil" como motivo para o cancelamento das convenções.
Porém, lideranças veem como uma jogada de Leite para ganhar tempo e emplacar seus aliados nos diretórios contra políticos próximos ao ex-governador João Dória (PSDB), evidenciando ainda mais a divisão que existe dentro do partido. As convenções municipais definem quem toma as principais decisões das legendas em âmbito regional.
Com a decisão os atuais presidentes seguem no comando do partido. Em Barueri, o partido é comandado por Joaldo Macedo Rodrigues, o Magoo (PSDB), secretário de Indústria, Comércio e Trabalho da gestão de Rubens Furlan (PSDB).
Furlan faz parte do PSDB desde 2015, e nos últimos anos esteve mais próximo de Dória e do ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB), além de ter muita proximidade com o atual presidente estadual da legenda, Marco Vinholi (PSDB), cujo pai foi secretário municipal na cidade.
A deputada Bruna Furlan também faz parte da executiva do partido e foi uma das mais votadas da sigla no estado.
Publicidade