Toninho Furlan é reeleito Presidente da Câmara e terá Levi como vice

Descrição da Fotos

Mesa diretora eleita para ao biênio 2023-2024

Autor

Por: Juliana Ludovico

Texto da Matéria

Na tarde desta terça-feira, 13, aconteceu na Câmara Municipal de Barueri, em sessão especial a eleição da mesa diretora para o biênio 2023-2024. 

 

Como já havíamos noticiado o vereador e atual presidente Toninho Furlan (PDT), concorreu a reeleição. Até a presente data, ele era o candidato absoluto tendo a aprovação dos demais pares, contudo a vereadora Doutora Cláudia (PDT), de última hora decidiu protocolar um requerimento se colocando também na disputa a presidência do legislativo. 

 

Em conversa com a parlamentar, a mesma explicou que esperou até o último momento que algum dos demais vereadores se colocassem a disposição do cargo, como não aconteceu, achou importante se apresentar como uma segunda via.

 

“Eu acho que o Toninho tem feito um bom trabalho, tenho muito respeito por ele, mas acho saudável que tenha mais uma opção para o posto, aguardei para ver se algum dos outros vereadores teria a intenção de concorrer, como ninguém se manifestou, achei por bem me lançar”, afirmou.

 

Mesmo com a candidatura da Doutora Cláudia, Toninho foi eleito com 19 votos, contra 1 da vereadora, e com a ausência do vereador Fabião (PSDB). O presidente eleito agradeceu o apoio dos pares.

 

“Ter a maioria dos votos, é muito importante para mim, pois é a aprovação do trabalho que tenho feito. Isso mostra que os demais vereadores confiam e gostam do meu trabalho como presidente, agradeço a todos por mais esse voto de confiança”, concluiu.

 

A disputa mais acirrada foi entre os vereadores Levi (Avante) e Wilson Zuffa (Republicanos) que concorreram para o cargo de vice-presidente. As articulações já vinham acontecendo desde o inicio do mês e como foi apurado pela equipe do Notícias ON, e o placar parecia empatado, pois a ausência de Fabião já era esperada pelos vereadores. 

 

Para a surpresa de todos o voto de desempate que deu a vitória ao vereador Levi, foi a abstenção do vereador Allan Miranda (PSDB), e assim a votação ficou 10 votos contra 9 para Zuffa. 

 

Levi agradeceu o apoio dos vereadores e lembrou da trajetória de seu pai, o ex-vereador Jânio nos sete mandatos que teve em Barueri.

 

“Agradeço o voto de confiança dos vereadores, foi uma eleição difícil, acirrada, mais de muito respeito. Estou muito feliz, esse é meu primeiro mandato e já estar ocupando um cargo como esse na mesa é super importante. Meu pai foi vereador por sete mandatos, ele já compôs a mesa como tesoureiro e como secretário, sinto que estou dando sequência ao legado dele”, finalizou. 

 

Os demais cargos da mesa só tiveram um candidato registrado, sendo assim a mesa ficou composta da seguinte forma: Presidente Toninho Furlan (PDT), Vice-presidente Levi (Avante), 2º Vice-presidente José de Melo (Republicanos), 1º Secretário Reinaldo Campos (PTB), 2º Secretário Cris da Maternal (PSDB) e 3º Secretário Leandrinho Dantas (PRTB).

 

Voto do vereador Allan Miranda desempatou eleição para vice-presidente

A eleição para o cargo de vice-presidente da mesa diretora da Câmara Municipal de Barueri estava sendo disputada pelos vereadores Levi e Wilson Zuffa. Conforme apurado pelo Notícias ON, o placar parecia empatado, uma vez que o vereador Fabião já tinha sua ausência na votação como certa pelos vereadores. 

 

O desempate veio por parte do vereador Allan Miranda, que preferiu se abster ao voto, o que deu a vitória a Levi com 10 votos contra 9 de Zuffa. 

 


Em conversa com nossa reportagem, Allan explicou que desde o início da disputa deixou claro que não votaria em nenhum dos pares, pois ambos são seus amigos e não gostaria de se indispor com eles. 

 

“Eu tenho dois amigos aqui na câmara, o Levi e o Zuffa, quando eles decidem bater a chapa eles jogam um problema pra gente, então deixei claro que  não votaria em nenhum dos dois. O Levi se articulou melhor e acabou levando, mas não achava que meu voto seria de minerva”, concluiu

+ outras notícias

Seja o primeiro a comentar