Descrição da Fotos
Autor
Texto da Matéria
A poliomielite foi considerada erradicada das Américas em 1994, contudo a doença voltou ao radar de especialistas devido à baixa cobertura vacinal no Brasil. Atualmente, apenas 70% do público alvo: crianças de até cinco anos estão imunizadas. A taxa está bem abaixo do nível considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS): 95%.
O Ministro da Saúde Marcelo Queiroga fez um pronunciamento no horário nobre do último domingo, 06, a fim de conscientizar a população sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia, principalmente o ciclo vicinal da poliomielite.
"Faço um apelo aos pais, avós e responsáveis: vacinem suas crianças contra a poliomielite. Não podemos negar esse direito ao futuro do nosso Brasil. Não podemos aceitar que ninguém, especialmente as nossas crianças, adoeçam e morram de doenças para as quais já existe vacina há tanto tempo", disse.
Queiroga ainda elogiou em seu discurso os estados da Paraíba e Amapá, pois já vacinaram 90% do público alvo.
Apesar da campanha de vacinação contra a poliomielite ter se encerrado no dia 31 de outubro, a imunização segue conforme preconiza o calendário nacional . As crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário, As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
Publicidade