Descrição da Fotos
Autor
Texto da Matéria
A partir desta segunda-feira 14 até o dia 28 de março, a Secretaria de Saúde de Barueri inicia a campanha de intensificação de busca ativa das pessoas com sintomas respiratórios a fim de prevenir e tratar a tuberculose. A intenção é fazer a identificação precoce dos sintomas, para dar início ao tratamento e, também, para atuar na prevenção, uma vez que a uma pessoa doente pode infectar várias outras.
A campanha acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Barueri. A iniciativa é voltada para alertar todos aqueles que apresentem sintomas respiratórios como: tosse seca há mais de duas semanas, tosse com secreção, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço ou fadiga.
Como acontece com a maioria das enfermidades, a detecção precoce da doença é fundamental para a cura, vale ressaltar que o tratamento da tuberculose demora pelo menos seis meses e precisa ser feito com rígido acompanhamento diário dos profissionais de saúde.
Caso a pessoa esteja com tais sintomas deve procurar a UBS mais próxima de sua residência. Não é necessário agendar consulta. Tanto o teste quanto um eventual tratamento são feitos gratuitamente na rede municipal.
Barueri conta com equipe de atendimento à tuberculose nas unidades de saúde, laboratório próprio e equipamento de testagem rápida (o GeneExpert), que em duas horas já disponibiliza o diagnóstico laboratorial da doença. É possível, inclusive, detectar se o paciente tem alguma resistência ao tratamento e, dada a precisão do equipamento, as chances de um laudo falso negativo são bastante reduzidas.
O contágio
Doença infectocontagiosa, a tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch. Transmitida pelo ar, saliva ou contato direto com outros tipos de secreções corporais, atinge principalmente os pulmões, podendo chegar também aos rins, ossos, cérebro, pele e até à coluna vertebral.
Publicidade