Descrição da Fotos
Autor
Texto da Matéria
A atividade terapêutica da qual a adolescente do Caps I participou foi uma entre várias outras organizadas pela Prefeitura de Barueri. O concurso de arte teve a participação de cerca de 70 trabalhos em fotografia, artesanato, poesia, pintura e ilustração, as obras são de autoria de pacientes dos Caps dos municípios de Barueri, Santana de Parnaíba, Osasco, Jandira, Carapícuiba e Itapevi. MJSP é um paciente de 13 anos do Caps e ficou em segundo lugar em Exposição de Arte - Trilha de Barueri.
A exposição aconteceu em setembro no Centro de Memória Integração Cultural, em Santana de Parnaíba. As obras foram selecionadas por visitantes, professores de artes e psicólogos.
Vínculo de confiança na terapia
A pintura que foi classificada em segundo lugar retrata as várias facetas da vida, na visão da adolescente. “Eu quis mostrar a família, religião, amor, escola, sucesso. A vida tem muitos sentidos”, disse.
Cristiane da Cunha, psicóloga que acompanha MJSP, disse que ela é uma adolescente que criou um vínculo de confiança no processo terapêutico muito positivo, contribuindo bastante para a evolução do seu tratamento.
"Observo que quando o paciente consegue se expressar, há como consequência um amadurecimento que contribui para a compreensão de como lidamos com nossos conflitos, e pude observar isso acontecer com ela”, afirmou Cristiane.
Aindda de acordo com a psicóloga, atividades voltadas para o protagonismo juvenil são fundamentais para o fortalecimento da autoestima e a arte proporciona isso.
Publicidade