Leptospirose: O que você precisa saber sobre a doença

Descrição da Fotos

Leptospirose doença proveniente da urina de roedores

Autor

Por: Juliana Ludovico

Texto da Matéria


A leptospirose é uma doença transmitida pela urina dos roedores (ratazanas, ratos de telhados e camundongos), e atinge tanto os animais como os seres humanos. O maior período de contaminação ocorre em períodos de chuvas torrenciais e de alagamentos urbanos. 
 

Isso se dá, pelo fato da água das chuvas empossadas ou provenientes de enxurrada geralmente estar contaminada com a urina dos ratos, e em contato com a pele lesionada de animais e seres humanos acaba gerando a contaminação.
 

É importante ressaltar que a doença também pode ser transmitida por alimentos mal lavados ou latas e caixas de mantimentos mal higienizadas, que tiveram contato com os roedores, e em contato com a mucosa da boca acabam contaminando.
 

É mais comum que o período de incubação da doença seja de sete a 14 dias, mas também pode ocorrer de um a 30 dias. Os principais sintomas no ser humano são: febre; dores musculares, principalmente na panturrilha (batata da perna); cefaleia (dor de cabeça) e icterícia (manchas amareladas na pele e na mucosa). 
 

De acordo com dados emitidos pelo Governo Federal em janeiro deste ano,  em  2021 a região sudeste registrou 506 casos de leptospirose, sendo 269 deles no estado de São Paulo. No Brasil foram registrados 1.612 casos. Vale lembrar que os dados são com base em casos que são notificados à vigilância sanitária das cidades.
 

Para afastar os roedores e evitar a doença, a principal alternativa é o manejo ambiental através da supressão dos quatro “As” (acesso, abrigo, água e alimento). Mantendo-se o ambiente limpo, dificilmente ocorrerá a incidência de ratos. 
 
Dicas: 
- Não armazene lixo;
- Mantenha as lixeiras sempre tampadas; 
- Não deixe embalagens de alimento abertas; 
- Retire a ração dos animais à noite; 
- Utilize luvas e botas de borracha quando for retirar lamas, entulhos e desentupir esgotos; 
- Evite o contato com água ou lama de enchentes; 
- Não nade em água represada da chuva, nem pesque em rios e lagos após as chuvas; 
- Faça a limpeza periódica de sua caixa d’água e mantenha-a sempre tampada; 
- Vacine seus cães contra a leptospirose; 
- Mantenha o animal suspeito ou doente em local cimentado e lave periodicamente o local com solução clorada; 
- Procure atendimento médico imediato em caso de suspeita de leptospirose. 
 

Em caso de dúvidas no combate a roedores, ligue para o DTCZ (Departamento Técnico de Controle de Zoonoses) através do telefone 4198-5679.  
 

+ outras notícias

Seja o primeiro a comentar