Descrição da Fotos
Texto da Matéria
“Seja Protagonista na Segurança do Paciente”. Este é o tema do novo ciclo de palestras promovido pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), da Diretoria de Área Técnica em Qualidade e Segurança do Paciente (DATQSP), da Secretaria de Saúde de Barueri. O evento teve início na quinta-feira, dia 14, no auditório da Fatec Barueri.
“Nosso objetivo é propor ações de educação no âmbito da segurança e qualidade do paciente no município e que tocam nas temáticas sobre os processos de identificação e gerenciamento de riscos nas instituições de saúde; notificação de eventos adversos e Sepse (conjunto de manifestações graves no organismo produzidas por infecções)”, revela Roseni Melo Mendonça, responsável técnica do NEPS.
Barueri está engajada nas metas internacionais de segurança do paciente:
1- Identificação correta do paciente;
2- Melhorar a comunicação entre os profissionais da Saúde;
3- Melhorar a segurança dos medicamentos;
4- Garantir o local, cirurgia e procedimento correto no paciente;
5- Reduzir o risco de infecção associado ao cuidado;
6- Reduzir o risco de danos aos pacientes resultantes de quedas.
A palestrante Natali Petri, integrante do grupo de empreendedorismo e inovação do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP) e especialista em gestão de riscos nos serviços de saúde abordou a importância que a comunicação no ambiente hospitalar tem na diminuição de riscos.
“Ocorrem cerca de 98.000 erros médicos anualmente em todo o mundo. Uma comunicação assertiva entre os profissionais de saúde e o envolvimento do paciente e de seus parentes nesse processo melhora a interação de pessoa para pessoa e contribui para a mitigação dos riscos”, revela Natali Petri.
“Uma sensibilização contínua dos profissionais de saúde, seu engajamento em todos os processos e a eliminação da ‘visão de túnel’ (na qual o profissional mesmo constatando um erro não o aponta por não ser de sua competência) pode reduzir em até 60% os erros e consequentemente os processos judiciais”, complementa a palestrante.
Foi exibido um jogo de desafio para a plateia, composta também por estudantes e também o depoimento comovente da mãe de Josie King, de apenas 18 meses, vítima fatal de erro médico nos Estados Unidos. Um outro vídeo enalte a importância de profissionais se manterem atentos integralmente em suas atividades. Sem saber, eles são questionados via rádio sobre segurança por familiares que os aguardam em outros locais da empresa.
Ao final da exposição, Natali foi sabatinada por diversos participantes (profissionais e estudantes) principalmente em relação à forma de conseguir estabelecer uma boa convivência entre os profissionais de saúde e os pacientes e seus familiares durante o período da internação hospitalar.
Atividades presenciais
Dia 21 das 9h às 12h, no Auditório da Fatec, na rua Carlos Capriotti, 123 - “Implantação dos processos de segurança do paciente em serviços de saúde– relato de experiência exitosa na Atenção Básica e Especialidade”. Convidado: do Cejam/SP (Centro de Estudos e Pesquisa dr. João Amorim (Cejam/SP).
Dia 29 das 9h às 12h, no mesmo local: “Notivisa - Notificação de eventos adversos”. Convidado: Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
On-line
Dia 2 de outubro, das 9h às 12h – “Sepse (Conceito, epidemiologia, diagnóstico e conduta)”. Convidado: Instituto Latino-Americano de Sepse-Ilas. O link será enviado oportunamente aos participantes.
Publicidade