Descrição da Fotos
Autor
Texto da Matéria
Começa nesta segunda-feira, 1, a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Nos próximos três meses, os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas.
De acordo com o órgão regulador, mais de 183 mil recenseadores irão passar pelos 5.570 municípios do país de porta em porta a fim de contar o maior número de pessoas. Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 624 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.778 grupamentos indígenas.
Durante o evento de lançamento, que aconteceu nesta manhã no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro, o presidente do Instituto, Eduardo Rios Neto pediu para que o povo brasileiro receba o IBGE de portas abertas, pois o Censo é do Brasil para o Brasil.
“O Censo não é do IBGE, o Censo é do Brasil e para o Brasil. O Censo é de todos nós, Nossa equipe visitará todos os lares brasileiros, coletando informações que serão muito relevantes para o futuro do país. Não deixaremos ninguém para trás, mas para isso contamos muito com o apoio da cidadã e do cidadão brasileito. Recebam o IBGE de portas abertas”, disse Eduardo.
O Censo estava programado para ser realizado inicialmente em 2020, mas foi adiado devido à pandemia, e em 2021 foi cancelado novamente por questões orçamentárias, o Censo 2022 marca os 150 anos do primeiro recenseamento no país, que acontteceu em 1872.
Como identificar os recenseadores
Quando alguém bater à porta dizendo ser um recenseador do IBGE, os brasileiros terão algumas formas de verificar se aquela pessoa, de fato, trabalha para o órgão. A mais tradicional e, também, a mais fácil de ser adulterada: o uniforme. Cada recenseador deverá usar colete, crachá, boné (não é obrigatório) e máscara com a marca do IBGE. A outra é pelo QR Code que estará nos crachás, basta o munícipe escanear que vai direto para a página do IBGE, e lá vai carregar todas as informações sobre o recenseador. Para os mais desconfiados com possíveis fraudes, será possível ligar para o IBGE a fim de checar a indefinição de quem bater à porta.
Publicidade