Autor
Texto da Matéria
Desde que a Prefeitura de Barueri criou a Secretaria da Família (Sefam), os investimentos na política de enfrentamento dos problemas gerados pelo consumo excessivo de álcool e drogas têm se intensificado. Um convênio assinado entre a Prefeitura e a Comunidade Terapêutica Filhos da Luz, na segunda-feira, dia 24, adiciona mais uma medida que contribui para a ampliação dos atendimentos de pessoas com esses problemas.
Com a assinatura do “Termo de Fomento” com a entidade sem fins lucrativos, a Sefam obtém um importante instrumento para o atendimento dos usuários, que passa por prevenção, tratamento e pós-tratamento, incluindo o auxílio às famílias das vítimas.
“É uma iniciativa importante para a política sobre drogas e álcool da Prefeitura ao estabelecer esse convênio com a comunidade terapêutica Filhos da Luz. Ele disponibiliza o serviço de internação voluntária, além de assistência e acompanhamento dos familiares”, afirmou o secretário da Sefam, Silvio Macedo.
Pelo convênio, são disponibilizadas 40 vagas para internação de usuários que querem se submeter a tratamento para deixar o vício. O período terapêutico mínimo é de seis meses, considerando ainda outros seis meses de acompanhamento (pós-tratamento). A instituição funciona 24 horas por dia.
O presidente da Comunidade Terapêutica Filhos da Luz, Ronaldo Meireles Campos, explica que o tratamento é realizado durante quatro fases nas quais os pacientes permanecem em períodos diferentes em uma das sete unidades da entidade. “À medida que o tratamento evolui, a pessoa muda de ambiente para auxiliar a terapia. São muitas atividades teóricas e práticas, não há espaço para o ócio”, complementa Campos.
Para o prefeito Rubens Furlan, que assinou o Termo de Fomento “nenhum trabalho pode ser mais eficiente que a prevenção e a recuperação de jovens que estão nesse caminho. Se hoje estamos assinando um convenio para 40 vagas, podem estar certos de que vamos trabalhar para aumentar esse número, não vamos economizar dinheiro para isso”.
Além do convênio assinado, a Prefeitura de Barueri mantém uma rede de serviços de prevenção, acolhimento e tratamento para pessoas que querem abandonar o vício com álcool ou drogas.
Política para álcool e drogas
A própria Sefam desenvolve outros serviços de enfrentamento desse problema. O Programa Famílias Fortes, que já atendeu mais de 70 famílias, usa uma metodologia de prevenção de comportamentos de risco para adolescentes de 10 a 14 anos de idade, entre os quais o uso de drogas. Ligada à Sefam, a Coordenadoria da Juventude também realiza eventos de prevenção com o público adolescente e jovem.
Pela Secretaria da Saúde, a Prefeitura oferece os serviços do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III), ligada à Diretoria de Saúde Mental e à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs). Uma equipe interdisciplinar realiza atendimento terapêutico a pessoas com problemas de abuso ou dependência de álcool e drogas.
Outras iniciativas também relacionadas à prevenção são feitas pelas Secretarias de Educação e de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS).
A cidade também conta com o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Barueri (Comad), que realiza reuniões mensais e que formula propostas para nortear ações referentes ao assunto. O Conselho é composto por 32 representantes, sendo 50% membros do governo e 50% da sociedade civil.
Publicidade