Entenda como surgiram as superstições que envolvem a sexta-feira 13

Autor

Por: Juliana Ludovico

Texto da Matéria

Levanta a mão quem não é muito fã da sexta-feira 13! Todos os anos é inevitável que esta data ocorra pelo menos uma vez. E em 2023 ela decidiu chegar bem cedo. Entretanto alguns pontos “positivos” acabam se associando a data, como é o caso da queda nos valores das  passagens aéreas.

 

São inúmeras as superstições que cercam a sexta-feira 13, não passar debaixo das escadas, cruzar com gato preto nem pensar, quebrar espelho, entre tantas outras. Mas, afinal de contas, você sabe o significado da data? 

 

Existem diversas teorias que explicam como ela surgiu. Algumas delas, inclusive, estão relacionadas à sorte! O Noticías ON preparou para você, algumas dessas “explicações” que giram em torno da sexta-feira 13. Confira!

 

Igreja Católica
A cultura ocidental associa tanto o número 13 quanto a sexta-feira ao azar por causa da morte de Jesus Cristo.

 

De acordo com a bíblia sagrada a última ceia aconteceu em uma quinta-feira, um dia antes da crucificação, com seus 12 discípulos, totalizando 13 pessoas na refeição. Porém, entre eles, estava Judas, traidor. Além disso, os povos cristãos se apegam ao fato de o livro do Apocalipse apontar o número 13 como a marca da besta, do anticristo. 

 

Mitologia
Já a história de origem nórdica conta que o deus Odin realizou um banquete com 12 divindades, deixando de fora Loki, deus da discórdia e do fogo, e ao ficar sabendo, armou uma confusão que terminou na morte de um dos convidados. 

 

Sendo assim, a superstição diz que um encontro com 13 pessoas sempre termina em tragédia.

 

A mitologia ainda apresenta outra teoria que envolve a deusa da fertilidade Frigga, esposa de Odin. A Igreja Católica teria “demonizado” Frigga para forçar a conversão dos bárbaros, que invadiram a Europa no início do período medieval. Por isso, ela se uniu ao demônio e 11 bruxas, e os 13 saíam toda sexta-feira para rogar pragas contra a humanidade.

 

História 
A origem da sexta-feira 13 também tem explicações na História, mais especificamente na monarquia francesa. É contado que o Rei Felipe IV sentiu seu poder ameaçado pela influência exercida pela Igreja dentro de seu país. Na tentativa de contornar a situação, ele tentou filiar-se à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, mas foi recusado. Com raiva, o rei teria ordenado a perseguição dos templários em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307.

 

Devido a essas lendas e teorias, quando ocorre uma sexta-feira 13, os supersticiosos evitam cruzar com gato preto, passar debaixo de escadas, quebrar espelhos, não deixar o pente ou a escova cair, não abrir guarda-chuva em lugares fechados e outras crendices que “podem” trazer mau agouro. 

 

E você acredita na superstição que envolve a sexta-feira 13?

+ outras notícias

Seja o primeiro a comentar