Descrição da Fotos
Autor
Texto da Matéria
A maioria dos pais já passou pelo processo de adaptação escolar dos filhos, é um processo que envolve muitos fatores e mexe com o sentimento de toda a família.
Muitas vezes subestimamos as crianças quanto a velocidade e facilidade com que se adaptam ao novo, e com muito mais facilidade que os adultos. São esses processos que levam os pequenos ao constante aprendizado, desde de bebês a ânsia pelo novo faz com que desenvolvam habilidades como engatinhar, ficar de pé e tantas outras.
A escola é um local preparado e desejado pelas crianças, mas, para que elas se sintam à vontade para usufruir deste ambiente, é necessário primeiro que elas compreendam que não precisam “perder” ou “escolher” entre casa e escola, que no final do período, sempre e todos os dias, alguém virá buscá-las.
O processo de adaptação pode ser mais simples, imediato, ou até levar algum tempo, já que ele depende exclusivamente da criança e não podemos nunca deixar de respeitar que, cada uma delas, como seres humanos únicos e especiais, têm vontades, medos e sentimentos diferentes.
Algumas dicas podem auxiliar bastante neste processo, que são:
1. Ao chegar na escola, se a criança já anda, coloque-a no chão ou sentada próximo de você. Converse com ela e explique que vocês vieram para passar algum tempo, que você vai ficar esperando enquanto ela estiver brincando, se divertindo e fazendo amigos;
2. Trazer de casa um brinquedo ou algo que a criança goste, pode ser também muito valioso neste processo de adaptação (Objetos Transicionais – Winnicott). No caso dos pequeninos, o cheirinho da roupa de cama que vem de casa, ou uma peça com o perfume da mamãe ou do papai, podem garantir um sono ainda mais gostoso;
3. É importante valorizar o horário da saída; neste momento de construção de uma nova rotina, é fundamental que você seja pontual para transmitir segurança e tranquilidade, permitindo que a criança retorne sem receio no dia seguinte;
4. Conte sobre o seu dia primeiro e depois pergunte sobre o dia dela. Respeitem que, como nós, há momentos em que eles estão cansados e não querem conversar, deixe o assunto para o dia seguinte, mas não deixe nunca de incentivar este diálogo: os acontecimentos da vida da criança são para ela tão importantes como são os seus!
5. O choro na hora da separação pode não ser incomum, mas não significa que a criança não queira ficar na escola, significa, muitas vezes, que ela quer ir brincar, mas não quer te perder, então lembre-a que você vai estar sempre esperando por ela.
A adaptação escolar é só mais uma de muitas pela qual pais e filhos irão passar, então lembre-se, amor, paciência e diálogo são fundamentais para o sucesso desta fase.
Publicidade