Autor
Texto da Matéria
Você sabia que janeiro é o mês dedicado às campanhas de conscientização da saúde mental por ser o primeiro do calendário, e assim possibilitar o planejamento e mudança de hábitos nos meses seguintes.
Na cidade de Barueri o mês de Janeiro passou a ser chamado “Janeiro Branco” no ano de 2017 por meio de um projeto de lei apresentado pelo ex-vereador Neto Amorim. A campanha tem como objetivo fazer com que a população se preocupe com a saúde mental da mesma forma que olha para a saúde física.Quando o lado psicológico está doente, todo o corpo sofre consequências, como doenças psicossomáticas que ocasionam taquicardia, insônia e dores pelo corpo.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, a depressão é comum e estima-se que mais de 300 milhões de pessoas tenham esse transtorno.
Janeiro Branco em Barueri
Durante todo o mês de janeiro o município de Barueri têm desenvolvido, ações mais intensas sobre saúde mental. São palestras, rodas de conversas, atividades de interação e autoconhecimento. Além das mais diversas publicidades que chamam a atenção por quem transita pela cidade.
Porém o cuidado com a saúde mental segue ao longo do ano nos equipamentos públicos preparados para atender a população. O primeiro atendimento deve ser feito sempre nas UBSs (Unidade Básica de Saúde), lá será feita a triagem e o paciente encaminhado para o profissional adequado.
Em casos de maior urgência podem ser tratados em um dos três CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) existentes na cidade, que são eles: o Infantojuvenil, o Adulto e o Álcool e Drogas.
Em casos de surtos, tentativas de suicídio ou outra situação considerada urgente, o atendimento é porta aberta, ou seja, a pessoa pode ir direto à unidade do Caps que será atendida imediatamente.
Endereços:
Caps Infantil - Trilha
R. Raul Makaiossi Honda, 68 - Centro de Barueri
CRAD Barueri - CAPS Álcool e Drogas
R. José Maria Balieiro - Centro de Barueri
CAPS Adulto - Estação
R. José Maria Balieiro, 715 - Centro de Barueri
Publicidade