Descrição da Fotos
Autor
Texto da Matéria
A Prefeitura de Barueri está aprimorando o sistema de vigilância por monitoramento eletrônico na cidade. Serão instaladas, 70 novas câmeras inteligentes, em pontos estratégicos que farão o reconhecimento das placas de todos os veículos que entrarem e saírem da cidade
O projeto denominado Muralha Eletrônica será um sistema com uso de inteligência artificial capaz de associar dados, como locais de incidência de crimes e os veículos que eventualmente tenham participado de tais ilícitos. Além, obviamente, de reconhecer placas de automóveis roubados.
O novo sistema será gerido pela Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), que vai gerenciar os dados captados das novas 70 câmeras inteligentes, que serão somadas às 38 já existentes, com sistema LPR (do inglês License Plate Recognition ou reconhecimento de placa). O chefe de Gabinete de Tecnologias da SSUDS, Francisco Alves Cangerana Neto, afirma que o projeto permitirá o monitoramento de praticamente 100% da cidade.
“É um sistema que integra as câmeras, inteligência artificial e um grande banco de dados em que será possível fazer associações de movimentações de veículos e objetos. Isso vai permitir, por exemplo, identificar se determinado veículo esteve na cena de algum crime para poder interceptá-lo”, explica Cangerana.
Nos pontos onde as novas câmeras ficarão, serão instalados estruturas especiais com braço mecânico para que possa captar adequadamente os números das placas independente do ângulo.
Publicidade