Defesa Civil forma alunos da rede em agentes multiplicadores de proteção

Descrição da Fotos

Turma do Programa "Agentes Multiplicadores de Proteção de Defesa Civil"

Autor

Divulgação Secom

Texto da Matéria

Como prevenir acidentes e ajudar quem precisa no momento de uma emergência também é assunto tratado em sala de aula em Barueri. Os alunos da rede municipal de ensino do 5º ao 9º ano participam, de junho a novembro, do programa “Agentes Multiplicadores de Proteção de Defesa Civil”. Essa ação é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), que atua em parceria com a Secretaria de Educação.

 

O diretor da Emef Ézio Berzaghi, Rogério Pereira, explica que é feita uma seleção dos alunos para participar do programa, que acontece durante o período escolar. Segundo Rogério, o sistema de ensino de Barueri tem como meta incentivar uma população cada vez mais participativa e entender a importância do trabalho da Defesa Civil.

 

“Como o município já viveu no passado casos de deslizamentos de terra é muito importante aproximá-los dessas questões, para que possam compreender e vivenciar o trabalho da Defesa Civil. A ideia é que as informações se proliferem na comunidade”, lembra o diretor.

 

Multiplicadores
Como o próprio nome do programa diz, o objetivo das aulas especiais conduzidas por agentes da Defesa Civil é de formar multiplicadores de informação. No cronograma de aulas, os alunos aprenderão a prevenir acidentes, a agir em casos de incêndio, noções de primeiros socorros, no combate à proliferação de doenças como Dengue, Zica, Febre Amarela, Chikungunya e Covid-19, cuidados com o meio ambiente, o perigo das drogas, dentre outros temas relacionados à proteção e cidadania.

 

“Já sei que posso aprender a salvar vidas e a pedir ajuda se alguém estiver em perigo”, conta a aluna Natalie Assis, que espera ansiosa as próximas aulas.

 

“A multiplicação de informação é tudo que precisamos para a proteção e defesa civil. A prevenção necessita desses multiplicadores. A partir do momento que eles têm essas aulas, levam o conhecimento para que a gravidade não aconteça”, explica a agente Fabiana Queiroz Aquino.

 

Ligue 199
Os alunos participantes aprendem logo no primeiro dia de aula os serviços emergenciais, assim como número da Defesa Civil: 199.
 

+ outras notícias

Seja o primeiro a comentar