Eleição da mesa diretora da Câmara de Barueri terá vereadores disputando o mesmo cargo

Descrição da Fotos

Plenário da Câmara Municipal de Barueri

Autor

Por: Juliana Ludovico

Texto da Matéria

A Câmara de Barueri está se preparando para eleger a nova mesa diretora para o biênio 2023-2024. Como já noticiamos, o cargo de presidente do poder legislativo até o momento só possui um candidato, o vereador Toninho Furlan, que inclusive está exercendo o fim de seu terceiro mandato como presidente da câmara. 

 

Entretanto alguns postos precisam ser ocupados, que são: vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário e 3º secretário. Como de costume os vereadores começam a se articular antes da eleição, e já chegam no dia da votação com a mesa composta, precisando atender apenas as burocracias de plenário.

 

Neste ano um embate está previsto para acontecer para o cargo de vice-presidente, uma vez que o vereador Wilson Zuffa (Republicanos) e Levi Jânio (Avante), possuem pretensão a vaga.

 

Esta é a segunda vez que o veterano Zuffa pleiteia a cadeira na mesa. Na eleição do último biênio houve um empate de votos com o vereador Robertinho (SD), que no desempate acabou levando a melhor com doze votos. 

 

Até meados de setembro o republicano era o único candidato ao cargo, porém uma divergência de opiniões políticas no período eleitoral, racharam o grupo, o que fez surgir um adversário.

 

“Até antes das eleições presidenciais eu era o candidato absoluto e todos os vereadores apoiavam a minha candidatura, mas durante o processo eleitoral deste ano, a divergência de opiniões entre eu e um grupo de vereadores fez com que um novo nome surgisse. Eu sempre usei a tribuna da forma mais honesta possível, e infelizmente não podemos agradar a todos. Será uma eleição bem acirrada, mas tenho buscado o apoio dos meus colegas para poder assumir a vice-presidencia”, disse Zuffa.

 

Do outro lado, Levi, vereador recém eleito, terá sua primeira participação na eleição da composição da mesa. Convicto de seus vínculos e aliança trouxe consigo o apoio da grande maioria dos vereadores eleitos para o primeiro mandato e com a benção de outra parte de veteranos.

 

“Eu não tinha nenhuma vaidade em compor a mesa, mas diante de alguns acontecimentos, divergências de opiniões, e desacordos com o outro candidato, eu me posicionei e me coloquei aos vereadores e deixei claro se os demais achassem importante eu me lançaria como candidato. Conversei muito com meu pai, o Jânio que foi vereador por muitos anos em Barueri, e ele me apoiou, então acho que esse é o momento. Tenho articulado com os meu colegas e buscando apoio, acredito que o melhor para a casa e para a cidade será feito”, finalizou Levi.

 

Para a composição dos demais cargos apenas não haverá mais do que um candidato, os vereadores que figuram para compor a mesa são: 1º secretário Reinaldo Campos, 2º secretário Cris da maternal, 3º secretário Leandrinho Dantas e 2º vice-presidente José de Melo.

+ outras notícias

Seja o primeiro a comentar