Descrição da Fotos
Autor
Texto da Matéria
A eleição para presidente da Câmara Municipal de Barueri está marcada para o próximo dia 13 de dezembro, na ocasião também serão escolhidos o vice-presidente, secretário e tesoureiro para o biênio 2023-2024.
O atual presidente da câmara Toninho Furlan fez um balanço sobre voltar a ser presidente após doze anos. Seu primeiro mandato foi no biênio 2007/2008, sendo reeleito para os dois anos seguintes, 2009-2010. Ele foi o responsável pela construção do novo prédio do Poder Legislativo e atuou na conquista da certificação ISO 14001, que é uma norma internacional que permite às empresas demonstrar o compromisso assumido com a proteção do meio ambiente.
Uma das ações realizada por Toninho foi a reforma e remodelação da sede da câmara. O plenário foi todo modernizado e adaptado, ficando ainda mais acessível para pessoas com deficiência, a recepção recebeu identificação facial e o estacionamento está sendo reformulado para aumentar o número de vagas e para receber placas para aquecimento solar.
“Foi bom poder voltar ao comando do legislativo, o primeiro ano da gestão era um período pandêmico, fui adaptando as coisas, e aproveite para fazer uma reforma no prédio, que já estava bem danificado, outras coisas não funcionavam como antes, nesses doze anos não houve uma modernização das estruturas. Até a certificação ambiental estávamos perdendo. Esse prédio foi construído de forma sustentável, aqui temos captação de água da chuva, a estrutura usa muita luz natural, coleta seletiva, tudo que atende as normas da ISO 14001. Agora vamos ter captação de energia solar, temos um prédio moderno que está apto para receber pessoas com deficiência e mais seguro para os funcionários e municípes”, afirmou.
O presidente ainda falou sobre a administração do orçamento de R$64 milhões anual do legislativo.
“Em gestões passadas teve presidente que devolveu milhões para a prefeitura, mas que deixou a casa em situação muito defasada, não soube gerir o orçamento, não trabalhou para melhorar a condição de trabalho dos servidores. No último ano eu devolvi R$4 milhões para os cofres públicos e ainda assim fiz uma ampla modernização na câmara, e olhei para o bem estar dos nossos funcionários”, concluiu.
Tudo indica que Toninho Furlan será reeleito presidente para o próximo biênio, e entre os vereadores não existe oposição à eleição do mesmo.
“Sendo reeleito presidente meu foco será melhorar os salários dos servidores que atualmente ganham menos. Tudo tem aumentado, então precisamos dar um aumento salarial. Quando entrei, dei uma leve ajustada, consegui melhorar no financeiro, mas entendo que não foi o suficiente. E quero finalizar a construção do anexo, estacionamento e a instalação do sistema de captação solar. Após isso vou entender que meu trabalho a frente do legislativo foi concluído”, finalizou.
Publicidade