EXCLUSIVA: Vereadora Tânia Gianeli fala sobre projeto que visa a erradicação do analfabetismo

Descrição da Fotos

Tânia Gianeli Vereadora de Barueri Eleita

Autor

Por: Juliana Ludovico

Texto da Matéria


O projeto de Lei 008/2022, que Institui a campanha “Fevereiro Violeta”, destinada ao combate e à erradicação do analfabetismo, no município de Barueri, e autoria da vereadora Tânia Gianeli (DEM), foi aprovada durante sessão de câmara, que aconteceu na última  terça-feira,22.

 

O objetivo do projeto é possibilitar  às pessoas, em qualquer fase de sua vida, o acesso à educação e à informação, tendo como missão principal ser referência no ensino de jovens, adultos e idosos.

 

A equipe do Notícias ON, procurou a vereadora Tânia Gianeli para saber mais sobre o projeto e as razões que a motivaram a lutar pela causa. 

 

Durante nosso bate papo, Tânia contou que quando trabalhava na promoção social de Barueri, presenciou muitas situações de pessoas não alfabetizadas que se sentiam constrangidas quando precisavam assinar algum documento, e essas situações nunca saíram de sua cabeça.

 

“Lembro que quando atendia na Promoção Social tinha uma senhora que ia retirar a cesta básica, mas ela não sabia assinar o nome, então tinha que colocar a digital no lugar da assinatura, e era nítido que aquilo pra ela era humilhante, ela sempre tentava de algum modo se esconder para que ninguém visse ela colocando o dedo na folha, e tinha mês que ela não ia, só para não passar por isso. Como eu já a conhecia e sabia da vergonha que ela sentia, sempre dava um jeito de atendê-la e ajudar a disfarçar para que ela se sentisse confortável”, explicou Tânia.

 


A vereadora comentou sobre a dificuldade que as pessoas não alfabetizadas têm  quando precisam ler o letreiro de um ônibus, um endereço ou até mesmo um rótulo de produtos de consumo. Para a vereadora, em um mundo que caminha cada dia mais para a comunicação digital, o analfabetismo é uma barreira para que pessoas se comuniquem minimamente, ou até que façam parte das inovações digitais, como o básico, mandar e receber mensagem de Whatsapp.

 

“Minha luta sempre será diminuir ou até mesmo acabar com as diferenças sociais e econômicas entre a população, e acredito que o analfabetismo contribuiu diretamente para que esse abismo nunca acabe. Os indivíduos que não sabem ler e escrever estão totalmente à margem da sociedade, e totalmente despreparados para ocupar bons postos de trabalho. Não podemos mais tolerar situações como essas nem no Brasil e muito menos em Barueri”, concluiu Tânia.

 

Dentre as ações que deverão ser desenvolvidas para contribuir com a erradicação do analfabetismo estão: a promoção de campanhas educativas e não discriminatórias de enfrentamento ao analfabetismo, divulgação das políticas públicas voltadas para o enfrentamento e erradicação do analfabetismo, captação ativa e passiva de pessoas não alfabetizadas, no intuito de promover sua capacitação e alfabetização, entre outros.

 

“Precisamos divulgar cada vez mais as ferramentas de ensino para adultos, se a gente conseguir diminuir o analfabetismo dentro da nossa cidade, seremos um espelho para todo o país”, concluiu a democrata.

O projeto após aprovado foi encaminhado ao executivo para sanção e publicação da lei,

+ outras notícias

Seja o primeiro a comentar