Secretaria de Saúde promove capacitação para profissionais de odontologia da Cabs

Descrição da Fotos

Foto Divulgação SeCom

Texto da Matéria

Nos dias 19 e 20 de junho, a Cabs (Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde), órgão da Secretaria de Saúde de Barueri, realizou uma “Capacitação para a Equipe Multiprofissional da Atenção Básica: Consultas Odontológicas no Pré-Natal, Puerpério, Primeira Infância e Freios Orais” no auditório do Centro de Eventos. “Tivemos que realizar uma etapa pela manhã e outra à tarde em dias diferentes para conciliar os turnos de trabalho dos nossos profissionais”, informou Flávio Antônio Tambelini Juliani, diretor de Saúde Bucal. 

“Trouxemos equipes multidisciplinares aqui com dentistas, médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais de saúde para abordar o que popularmente chamamos de ‘língua presa’ (anquiloglossia). Os que nascem com essa doença têm dificuldade de mamar adequadamente. Se esse problema continuar, eles vão ter uma série de consequências para a arcada dentária e para a face”, continua Flávio. 

“Outra questão é a importância da higiene bucal da gestante para que ela não tenha um parto prematuro ou um bebê com baixo peso. Estamos qualificando nossas equipes para que elas possam atender melhor a nossa população de Barueri”, conclui. 

Mais temas abordados 
Édson Luiz Boni, assessor técnico, abordou o tema “Nova Metodologia de Cofinanciamento Federal do Piso de Atenção Primária à Saúde no Âmbito do SUS”. Ele falou sobre os trâmites exigidos pelo Ministério da Saúde para remunerar os cerca de 8 mil atendimentos que Barueri faz mensalmente. 

Renata Mendes Orsi, ortopedista funcional dos maxilares e odontopediatra, apresentou um trabalho realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Mutinga, onde atuou até recentemente. “Este estudo faz parte de um projeto de pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) e demorou seis meses cada fase (atendimento às gestantes, levantamento de dados, elaboração e aprovação no Comitê de Ética, coleta do questionário e realização das oficinas). Apresentamos o resultado aqui para que seja replicado para as demais unidades básicas de saúde”, afirmou ela.  

A especialista discorreu sobre várias questões técnicas, como frenectomia (cirurgia para correção do freio lingual e também dos freios labiais superior e inferior).  
 
As atividades foram encerradas com a divisão dos presentes em três turmas para a simulação de um atendimento em uma UBS. Os profissionais de saúde representaram os atendentes e também os pacientes e seus familiares para posterior análise dos prós (acolhimento, atenção, continuação do fluxo de atendimento, disponibilização dos serviços etc.) e dos contras (falta de empatia, atendimento não humanizado, orientação incorreta, julgamento etc.). 

O projeto de capacitação foi elaborado pela palestrante em parceria com Fabiana Nardi, cirugiã-dentista da Cabs, responsável pela saúde bucal escolar. 

+ outras notícias

Seja o primeiro a comentar