Descrição da Fotos
Autor
Texto da Matéria
Tudo começou com o povo Celta que viviam na região onde hoje estão a Inglaterra, a Escócia e a Irlanda. Eles comemoravam no dia 31 de outubro o Dia de Samhain que marcava o fim da temporada do sol e o começo do frio, além de marcar a abertura de um portal entre o mundo dos mortos e dos vivos.
As pessoas acreditavam que, nesse dia, as almas dos mortos saiam à procura dos vivos, o que deixavam todos amedrontados com essa possível visita, e assim decidiram se vestir da forma mais estranha possível para não parecerem humanos e despistarem os espíritos.
Dois mil anos depois os celtas foram conquistados pelos romanos, que eram guerreiros e dominavam novas terras e povos, e com isso as suas festas e costumes se misturavam com os do lugar. Os romanos comemoravam o Dia de Pomona na mesma época do Samhain. Pomona era uma deusa que protegia a agricultura, as frutas e os jardins. Assim, espigas de milho, abóboras e maçãs, simbolizando fartura de alimentos para as colheitas do ano seguinte, foram incluídas na antiga festa celta.
Após mil anos, o feriado foi unificado ao que a Igreja comemorava em primeiro de novembro, chamado de All Hallows Day (Dia de Todos os Santos, em Inglês). E o dia anterior, o dia 31 de outubro, ficou conhecido como Hallows Eve, ou “véspera de Todos os Santos” que ao passar dos anos deu origem ao nome que conhecemos hoje, Halloween.
Até hoje as tradições celtas seguem fazendo parte da festa, ao longo da festividade é possível ver pessoas dançando ao redor das fogueiras, se fantasiam em sua maioria com personagens que remetem a morte ou ao terror, enfeitam casa com lanternas feitas de abóboras escavadas e iluminadas por dentro com a chama de uma vela. E outras foram acrescentadas como a festa dos doces com a tão conhecida frase “Gostosuras ou Travessuras”.
Publicidade