Descrição da Fotos
Autor
Texto da Matéria
Está circulando nas redes um vídeo do Deputado Estadual Cezar (PDT) usando a frase racista, “amanhã é dia de branco” durante o comício que oficializou a candidatura do filho Elvis Cezar como candidato ao Governo do Estado.
O parlamentar usou a expressão para dizer que o dia seguinte seria um dia normal de trabalho, uma vez que o evento aconteceu em uma segunda-feira. A questão é que ela possui diversas explicações. A mais comum remete à época dos escravos, a expressão era usada para classificar pessoas negras como preguiçosas enquanto as brancas eram as que trabalhavam.
Outra explicação é que a frase foi criada em alusão ao uniforme da marinha, que é branco, ou seja , os oficiais usavam branco. E ainda tem a justificativa de que a declaração foi feita em menção a nota de mil cruzeiros, que estampava a figura do Barão de Rio Branco, que usava trajes brancos, então dizer que o dia posterior é de “branco” era o mesmo que dizer que é dia de trabalho e de ganhar dinheiro.
Contudo sabe-se que o “dito” popular ganhou força trazendo consigo uma conotação preconceituosa, e que coloca pessoas negras em uma posição de inferioridade.
Nas redes sociais as pessoas têm questionado como um político que é a pessoa responsável por assegurar os direitos da população, e que participa dos debates pelo fim do preconceito e direito das minorias que acontecem na assembleia age de forma tão arbitrária e racista.
Publicidade